O Rap é um estilo de música que faz parte do movimento Hip-Hop. No Brasil, ele está mais associado a favelas e periferias, e é encontrado na maioria dos estados do Brasil.
Há uma busca em destacar o cenário cultural e as construções sociais acerca do estilo musical. ... O Rap tem sua origem atrelada a um meio de produção cultural com o objetivo de expressão de revolta e resistência a um sistema hierárquico de poder.
O rap incentiva o que a filosofia busca, o que é necessário para filosofar, logo, pode ser considerada a filosofia da periferia, pois retrata e critica a realidade vivida na favela, sendo um dos únicos e fortes meios de educação para a reflexão nas sociedades marginalizadas.
Rap e Hip-Hop Mais Tocados
O rap tem uma batida rápida e acelerada e a letra vem em forma de discurso, muita informação e pouca melodia. Geralmente as letras falam das dificuldades da vida dos habitantes de bairros pobres das grandes cidades. As gírias das gangues destes bairros são muito comuns nas letras de música rap.
Grandes músicas do rap brasileiro
Muitos educandos se identificam com o rap, e essas letras trazem uma reflexão sobre a situação da sociedade e do meio em que esses sujeitos se encontram, sendo possível desenvolver e aprofundar os conteúdos da disciplina de Geografia, estimulando- os a refletir e a debater a sua própria realidade.
A arte do Movimento Hip Hop possibilita aos jovens a valorização de si mesmo e da periferia, informação e conhecimento e substituição da violência pela força das idéias e das palavras.
Muito mais poesia do que ritmo, o rap é carregado em suas letras por conteúdo político e pela valorização da cultura negra, além de uma forma encontrada para difundir as ideias do poder negro para outras pessoas, como um método de resistência.
O RAP ENSINA, é um projeto cultural que visa, a utilização da música rap; da ilustração do grafite e da internet, para levar a todos os interessados, uma via a mais de aprendizado. ... (leia mais informações, no anexo O RAP ENSINA - Descrição do Projeto).
O rap pode ser cantado também a capella (sem acompanhamento). E tempos depois surgiu o beatbox que é uma forma de reproduzir sons com a boca, podendo fazer sons de bateria, efeitos, etc. Assim, um rapper ficava responsável pelo beatbot e o outro cantava. É importante destacar, porém, que existem muitos subgéneros dentro do rap.
Podemos citar as mais famosas, como o freestyle, que é mais livre e improvisado, sem muita preocupação com a temática, e o gangsta rap, com letras mais duras e violentas, de forte conotação política. Sob a influência do grupo americano Public Enemy, no final dos anos 1980, o rap surgiu no Brasil.
Surgido nos Estados Unidos na metade do século XX, trata-se de um estilo que costuma ser associado à população norte-americana de raça negra apesar de, hoje em dia, transcende fronteiras e culturas. O nome RAP é uma sigla para a expressão em inglês “Rhythm And Poetry”, o que traduzindo significa “Ritmo e Poesia”.
Os intérpretes são mencionados como rappers ou com a sigla MC (por Master of ceremony, isto é, “Mestre de cerimónia”). Ao cantar rap, o MC apoia-se numa melodia de fundo que se denomina beat, sendo esta que marca o ritmo.
Como impugnar documentos na réplica?
Tem que lavar o repolho depois de cortado?
Como pagar multa por atraso de GFIP?
Como fazer para lembrar onde guardou alguma coisa?
O que é o multiplicador no IQ Option?
Como faço para pagar um título protestado?
Quanto é o juros do parcelamento do cartão de crédito?
Como saber se chegou a hora do parto da minha gatinha?
Como jogar PUBG Mobile Lite no PC fraco?