O que é protesto de titulos?

Pergunta de Letícia Alexandra Pereira Amorim Valente em 27-05-2022
(70 votos)

O protesto de título é um ato público e extrajudicial, efetuado por um tabelião - que tem fé pública, que ocorre quando uma pessoa física ou jurídica não cumpre o pagamento de um título no prazo estabelecido e o credor registra essa impontualidade em cartório.

Para que serve o protesto de um título?

O Protesto de Títulos

Protesto é o ato que prova o não pagamento ou o não cumprimento de obrigação originada em títulos extrajudiciais, (como Cheque, Duplicata Mercantil, Nota Promissória, etc) ou em outros documentos de dívida. Serve também para determinar uma data de vencimento, quando o título não trouxer expresso.


O que acontece quando um título vai a protesto?

Ao ser protestado, o devedor fica com o nome em cartório. Essa condição não permite que o devedor faça concursos públicos, financie imóveis e construa casas ou regulamente-as. Todos os processos que envolvam a emissão de uma Certidão Negativa de Protesto ficam bloqueados caso tenha algum título protestado.

O que acontece se eu não pagar um título protestado em cartório?

O que acontece se não pagar uma dívida protestada? Como explicamos acima, se o inadimplente não conseguir fazer o pagamento da dívida protestada, ele fica impossibilitado de ter alguns créditos, regularizar e financiar imóveis e até se inscrever em concursos públicos.

Quanto tempo o nome pode ficar no cartório de protesto?

Assim como as dívidas incluídas nas listas de devedores, o nome protestado também tem o mesmo prazo para caducar. Após cinco anos, a dívida com protesto em cartório caduca. Ou seja, o nome da pessoa deve ser retirado do sistema obrigatoriamente. Desta maneira, o nome não pode mais constar no cartório de protesto.

AGU Explica - Protesto de Títulos


36 curiosidades que você vai gostar

O que acontece se não pagar dívida protestada em cartório?

Caso você não consiga quitar a dívida dentro do prazo, o título será protestado. Automaticamente o seu nome passará a constar do banco de dados de inadimplentes e terá diversas restrições financeiras. Lembre-se que o protesto não caduca, ou seja, seu nome não sai da lista depois de alguns anos.

Quanto tempo dura o protesto em cartório?

Um boleto pode ser protestado a partir do primeiro dia de atraso após o vencimento. Mas é claro que não faz sentido recorrer ao protesto tão cedo. Como vimos, o consenso geral é de que 30 dias de atraso é um prazo que justifica o protesto do boleto em cartório.

O que acontece quando um boleto vai a protesto?

Primeiramente, você vai quitar essa dívida do boleto junto a empresa. Depois, solicitará dela uma declaração de quitação. Com isso, esse documento comprovará que a dívida foi regularizada. Após resolvida a situação com a empresa, você se dirigirá até o cartório onde o boleto foi protestado.

É possível parcelar um título protestado?

Tem como parcelar uma dívida em protesto

Entrar em contato com o credor é uma forma de conseguir negociar sua pendência financeira. Conversando diretamente com ele e mostrando interesse em solucionar a questão, você pode, inclusive, conseguir parcelar uma dívida em protesto.



Outras questões

O que e polymer clay?

Qual o tratamento da AME?

Quantos meses desmama Bezerra?

Para que serve a passiflora?

Porque a luxúria é um pecado?

Quais são os objetivos específicos da língua portuguesa?

A joaninha passa por metamorfoses?

Para que serve o whey para mulher?

O que é preciso para ter visto permanente no Brasil?

Qual a pena por ameaça?

Qual a desvantagem do uso das embalagens?

O que é rendimento tributável MEI?

Como elaborar um congresso?

Qual a origem da marca president?

Como identificar uma área contaminada?

O que são cores primárias e cores secundárias?

Quais são os três tipos de rochas quanto à origem?

Quais cores combinam com a cor cinza?

Quanto tempo ficar em las vegas?

Como saber se um movimento é retilíneo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com