Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. ... Como a estrutura da língua portuguesa segue o padrão binário, sempre marcando o gênero dos substantivos, adjetivos e pronomes, quem se adequa aos dois gêneros ou não se adequa a nenhum fica de fora.
Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.
Por exemplo: você pode ter 10 mulheres e um homem numa sala, mas para fazer menção ao conjunto de pessoas, vai optar por um pronome masculino – eles . Na linguagem neutra, usada para se referir a pessoas sem delimitar o gênero, amigues substitui amigos , por exemplo.
VI) Substituição dos pronomes possessivos “meu(s)” ou “minha(s)” pelos pronomes não-binários “mi(s)” ou “minhe(s)”. Exemplos de uso: -Minha namorada não tem nada contra isso. —-> Mi namorade não tem nada contra isso. / Minhe namorade não tem nada contra isso.
Apesar de ser um tema polêmico, o uso do pronome neutro é um agente de inclusão importante. ... Para alguns estudiosos do tema, o objetivo do uso do pronome neutro é não limitar o gênero das pessoas com quem se fala e essa comunicação já vem sendo integrada na comunicação de algumas empresas.
16 curiosidades que você vai gostar
Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".
(Elu, delu, nelu, aquelu).
O pronome “elu” pretende representar, e incluir, na língua portuguesa as pessoas não-binárias ou cujo género é desconhecido ou indeterminado, assim como grupos com diferentes géneros, sem recorrer ao uso do “masculino genérico”.
oficialmente a neutralização é o uso dos pronomes masculinos (exemplo: mãe e pai: pais; irmã e irmão: irmãos; aluno e aluna: alunos).
Uso de linguagem neutra: Utilizar os símbolos “@” ou “x” no lugar dos marcadores de gênero identificados por “o” ou “a”. Também colocar o sufixo “-e” ao invés de “-o” ou “-a”, já que marcam unicamente a dois gêneros, enquanto o “@”, “x” e o “e” abrangem maior diversidade.
Como funciona as almas da Senna?
Como funciona a Paris Fashion Week?
Como funciona o Instituto Militar de Engenharia?
O que determina a Lei das Águas no Brasil?
Como funciona a Xepa e o VIP no BBB?
Como se inscrever para o Jovem Aprendiz Bradesco?
O que é alocação de variáveis?
Onde é feito o Bom Dia Brasil?
O que significa Unimed nacional?
Como participar do MasterChef profissionais?
Como fazer para participar do DPA?
Como participar do Feirão Limpa Nome?
Quem pode participar do Enem 2021?
Como ver o valor do IPVA 2021?