O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa. Exemplos: Vendem-se casas. Os livros que se extraviaram, foram restaurados.
O pronome se será chamado de partícula apassivadora quando estiver junto de verbo transitivo direto acompanhado de objeto direto, que se tornará o sujeito paciente. Compram-se carros usados. = Carros usados são comprados. Esperou-se o tempo necessário.
A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
Quando exerce a função de pronome indefinido, o “se” é utilizado com verbos flexionados na terceira pessoa do singular. Esses verbos podem ser intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. O pronome indefinido é utilizado quando não se quer ou não se pode identificar o sujeito da frase.
O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.
22 curiosidades que você vai gostar
(o filho = objeto direto) Você conhece o José? (o José = objeto direto) Convidei meus amigos para a festa. (meus amigos = objeto direto), (para a festa = objeto indireto).
O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.
Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.
O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.
Como instalar grama sintética por cima da terra?
Porque minhas fotos do WhatsApp não aparece no Google fotos?
Como sintonizar canais no MidiaBox b1?
Como saber se é menstruação ou sangramento de gravidez?
Como sincronizar TradeMap com CEI?
Como saber se ele vai ser um bom marido?
Como sincronizar Outlook com Teams?
Como ajustar o áudio adiantado?
Como saber se seu celular vai queimar?
Como saber se o veículo foi multado?
Como interpretar o estudo Urodinamico?
Como sincronizar os contatos do telefone com o WhatsApp?
Como faço para saber se ganhei um processo?
Como instalar impressora Canon MG 3.010 no celular?
Como sincronizar o E-mail no celular Samsung?
Por que meu auxílio emergencial foi cortado?