O professor não favorecerá nem prejudicará os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, religiosas, ou da falta delas. 3. O professor não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas. 4.
Art. 2º Fica vedado o uso de aparelhos portáteis sem fins educacionais, tais como celulares, jogos eletrônicos e tocadores de MP3, nas salas de aula ou em quaisquer outros locais em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais nos níveis de ensino fundamental, médio e superior nas escolas públicas no País.
5 atitudes que um professor não deve ter em sala de aulaDesmotivá-los a aprender. Esse erro é mais comum do que possa parecer. ... Faltar com o respeito. Nunca um professor deve faltar com o respeito para com o aluno, nem devolver ofensas na mesma medida. ... Dispensar a disciplina. ... Não ser sério. ... Descuido com a aparência.
1 – Tratar mal seus alunos. ... 2 – Obrigar os seus alunos a participarem ativamente da aula. ... 3 – Não se atualizar. ... 4 – Não mostrar a importância do conteúdo. ... 5 – Não estabelecer objetivos.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
23 curiosidades que você vai gostar
L9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
4- Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069 de 1990)
igualdades de condições para o acesso e permanência na escola. Direito de ser respeitado pelos seus educadores. Direito de contestar critérios avaliativos. Direito de organização e participação em entidades estudantis.
Ministrar os dias letivos de horas-aula; Colaborar com atividades entre a escola e a comunidade escolar: além de envolver os pais no processo de ensino dos filhos, a comunidade deve ser convidada a participar da realidade escolar.
Entre os deveres dos docentes (Art. 13, LDB), são citados os seguintes:-Participar Proposta pedagógica da escola.– Elaborar um PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD)– Zelar Aprendizagem dos alunos.– Elaborar estratégias para os alunos de menor rendimento.– Ministrar aulas nos dias letivos estabelecidos pela escola.
3) Use comunicação não-verbal. Manter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo.
A educação básica engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, o monitoramento eletrônico será realizado nas salas de aulas, biblioteca, parques e demais espaços de uso comum, mas será proibido em banheiros de uso individual ou coletivo.
O crime de assédio sexual — definido no artigo 216-A do Código Penal (CP) e geralmente associado à superioridade hierárquica em relações de emprego — pode ser caracterizado no caso de constrangimento cometido por professores contra alunos.
Além de ser constrangedora para a comunidade, essa prática não contribui em nada para aumentar a segurança na escola. Casos de furtos, porte de drogas e até mesmo de armas são infrações graves que, infelizmente, podem ocorrer nas escolas.
Para quem defendeu a proibição, esses aparelhos prejudicam a capacidade de atenção em sala e reduzem a atividade física dos estudantes, além de favorecer a exposição de menores a conteúdos inadequados à idade. Quem é contra o impedimento, vê os celulares como ferramentas de apoio à aprendizagem.
O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica
Aplicativos e funcionalidades podem ser inseridos no meio escolar de forma eficiente. O uso das tecnologias em sala torna as aulas mais prazerosas e auxiliam o professor a explorar recursos que somente o material didático não seria capaz de oferecer.
Uma das desvantagens do uso do celular em sala de aula é a estimulação do consumismo nas crianças e adolescentes. Isso porque ao investir em um celular para acompanhar melhor as aulas, a prática se torna um motivo para a compra.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
Nas escolas o Pedagogo orienta e coordena os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade de ensino. Também e o Pedagogo que planeja e verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia o processo de aprendizagem de cada aluno.
Principalmente no ensino infantil, esse profissional também é um dos grandes responsáveis por ensinar conceitos básicos às crianças, como respeitar os colegas, saber esperar seu lugar na fila e sua vez de falar. E pode acreditar: tudo isso é levado por toda a vida.
São direitos dos alunos: Receber adequada orientação educacional, psicopedagógica e pedagógica; Utilizar-se da sala de estudos e laboratórios de informática com acesso a Internet obedecida às normas estabelecidas para este fim.
Três leis federais regulamentam a obrigatoriedade da matrícula: o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o próprio Código Penal.
ser ouvido em suas queixas ou reclamações; receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados; ter garantia de que a escola cumpra sua função, oferecendo ensino de qualidade e profissionais competentes; receber informações contidas no Manual de Conduta de Pais e Alunos.
A LDB 9.394/96 estabelece os princípios os princípios da educação e os deveres do Estado enquanto agente provedor da educação escolar pública, definindo suas responsabilidades em colaboração com a União, o Distrito Federal e os municípios.
9.394 /96 ( LDB ), "[a] formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ...
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Quais são as reações do bisoprolol?
Quem tem artrose no quadril pode subir escadas?
Onde dar entrada seguro desemprego BH?
O que estraga a roupa na máquina?
Quanto tempo dura uma bombinha de asma?
Porque lameque foi castigado setenta vezes sete?
Tem que colocar óleo na água do macarrão?
O que sugerir para aumentar a segurança no trabalho?
O que foi a Guerra Fria e suas principais características?
Com quantos dias pode banhar uma cachorra parida?
Como se chama a mistura de negros e indígenas?