A ideia de progressão está relacionada com avanço e sucessão. Na Matemática, caracterizamos a progressão como uma série numérica de quantidades, ou seja, que ocorre de forma sucessiva, uma após a outra.
Existem dois casos de progressão, a progressão aritmética e a progressão geométrica. Para saber diferenciar cada uma delas, precisamos compreender o que é a razão de uma progressão e como essa razão interage com os termos da sequência.
As progressões são de fundamental importância em situações cotidianas que envolvem a matemática financeira. Podemos relacionar os juros simples com a progressão aritmética e os juros compostos estão relacionados com a progressão geométrica.
A soma dos termos de uma progressão aritmética pode ser obtida por meio da metade do número de termos multiplicada pela soma dos seus extremos. Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica em que cada termo é a soma do anterior por uma constante, chamada de razão.
Progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica em que, após o primeiro termo, os termos posteriores da sequência são construídos a partir da multiplicação de uma razão q pelo termo antecessor. Exemplo: - PG de razão 3 em que o primeiro termo é 2. Os termos da sequência são representados por (a1, a2, a3, a4, a5 …).
40 curiosidades que você vai gostar
Progressão Geométrica (PG) é uma continuidade numérica em que a divisão de um termo com o seu anterior, exceto o primeiro, resultará em um único valor, a chamada razão (q), ou seja: PG: (a1, a2, a3, a4, ..., an) , sendo q = (a2/a1 = a3/a2 = a4/a3,...)
No Ensino Médio, são estudados dois tipos de progressão: aritmética (PA) e a geométrica (PG). A ideia de progressão está relacionada com avanço e sucessão. Na Matemática, caracterizamos a progressão como uma série numérica de quantidades, ou seja, que ocorre de forma sucessiva, uma após a outra.
Sn = a1 (qn 1)
Para utilizarmos a fórmula da soma é preciso saber quem é o 1º termo, a razão e a quantidade de elementos que essa PG possui.
A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.
Tem mais depois da publicidade ;) Mas podemos realizar esse cálculo mais rapidamente se fizermos 50 x 101 = 5050. Portanto, através dessa ideia, Gauss conseguiu calcular rapidamente a soma de todos os números entre 1 e 100, obtendo o resultado de 5050.
A Progressão Aritmética (P.A.) é uma sequência de números onde a diferença entre dois termos consecutivos é sempre a mesma. Essa diferença constante é chamada de razão da P.A..
Progressão Textual = ligada aos recursos utilizados para a articulação das informações no texto. Progressão Temática = aliada ao assunto; à capacidade de sequenciar ideias, amarradas a uma mesma rede de sentidos.
A progressão de carga consiste em ajustar as cargas conforme o individuo se adapta ao estimulo do treinamento (1). No treinamento de força especificamente, a carga corresponde ao peso utilizado para realizar os exercícios.
Dois tipos de sequências numéricas muito utilizadas na matemática são as progressões aritmética e geométrica. A progressão aritmética (PA) é uma sequência de números reais determinada por uma constante r (razão), a qual é encontrada pela soma entre um número e outro.
1º passo: dividir o valor por 100 e encontrar o resultado que representa 1%. 2º passo: multiplicar o valor que representa 1% pela porcentagem que se quer descobrir. Chegamos mais uma vez a conclusão que 20% de 200 é 40.
A soma dos termos de uma PA é dada pela multiplicação da metade do seu número de termos pela soma do primeiro com o último termo. Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica que segue a lógica a seguir: um elemento é igual ao anterior somado com uma constante real.
A soma dos termos de uma PG infinita pode ser calculada por meio de uma fórmula matemática na qual dividimos o valor do primeiro termo por um menos a razão da PG (1 – q). A soma dos termos de uma PG infinita é dada por meio da fórmula, na qual dividimos o primeiro termo por 1 – q.
Normalmente prescrevemos treinos com volumes (repetições e séries) pré-estabelecidos, como, por exemplo, 3 séries de 8 a 12 repetições. Quando o aluno consegue executar o movimento com uma determinada carga e atinge o número máximo de repetições (12), nas 3 séries, com certa facilidade, orientamos que aumente a carga.”
Já a coerência se refere à progressão textual, veja o exemplo: “Os problemas de um povo tem de ser resolvidos pelo presidente. Este deve ter ideais muito elevadas. Esses ideais se concretizarão durante a vigência de seu mandato. O seu mandato deve ser respeitado por todos.”
Há no interior do texto narrativo uma progressão temporal entre os acontecimentos relatados. Isso significa que os fatos narrados não são simultâneos: há mudanças de um estado para outro, segundo relações de sequencialidade e causalidade. Os enunciados relatam ocorrências anteriores e posteriores, umas às outras.
Além de aspectos básicos relacionados à ortografia correta das palavras, a concordância e a regência nominal e verbal, a acentuação e a pontuação, existem outros aspectos fundamentais que formam a progressão textual.
A progressão aritmética (PA) representa uma sequência numérica em que a diferença entre um termo e o seu antecessor possui o mesmo valor. A diferença comum entre esses termos é dada por uma constante, “r”, chamada de razão da progressão aritmética.
Como parcelar multas de trânsito no boleto?
Como transformar um quarto feio em um quarto lindo?
Como inserir um Questionário no AVA?
Quais as aplicações da estatística?
Como instalar o Smart TV Box 4k aquário?
Como o lúpus age no sistema imunológico?
Como ter um número de telefone virtual grátis?
Como testar na prática componentes eletrônicos?
Quais são os efeitos da alta umidade do ar no corpo humano?
Como testar tinta da impressora HP?
Como medir o sinal do Wi-fi dentro de casa?