O administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos.
O contexto para a formação do Administrador no Brasil começou a ganhar contornos mais claros na década de quarenta. A partir desse período, acentua-se a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do Ensino de Administração.
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar.
O profissional formado em Administração de Empresas tem como principal função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização. O objetivo do administrador é elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos.
O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos.
Afinal de contas, a história da administração em nossas terras remonta ao ano de 1965 por meio da sanção da Lei nº 4.769 — foi quando o curso de administração passou a ser reconhecido. Antes disso, porém, o Brasil já funcionava a partir de boas práticas desses pilares da administração.
Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.
A profissão de Administrador foi regulamentada em nove de setembro de 1956 e é considerada relativamente nova. A atividade abrange o planejamento, organização e gerenciamento dos recursos humanos, financeiros e patrimoniais de uma organização.
Ao administrador cabe o planejamento, organização, liderança e controle de uma ou mais estruturas de uma empresa. Ele planeja as metas e objetivos a serem alcançados, coordena as ações necessárias para que os planos sejam realizados e gerencia os resultados dessas atividades.
De nada! O administrador tem a função de gerenciar os recursos de uma empresa/organização/instituição, sejam estes recursos financeiros, materiais ou humanos. Ele deve organizar e otimizar o setor em que trabalha com o objetivo de maximizar o valor ao acionista (dono) da organização.
O código direciona a ética proposta ao desenvolvimento, e seu objetivo é o estímulo e parâmetro para que o administrador amplie sua capacidade de pensar, de visualizar seu papel e tornar sua ação mais eficaz para a sociedade. Agora, o administrador perde o papel de agente social inserido na versão anterior.
Como colocar duas imagens lado a lado?
Como a música eletrônica age no cérebro?
Como criar um sobrenome para um personagem?
Quais as combinações de cores?
Quanto tempo pode ficar no Exército como Soldado?
Como é definido o preço dos combustíveis no Brasil?
Quais são as necessidades espirituais?
Qual é o nome dado a lesão de um osso?
Como o radar mede a velocidade?
Qual o peso de 1000 cartões de visita?
Quantos países posso visitar com o passaporte italiano?
O que são as crenças centrais?
O que é uma despesa orçamentária?
Qual a Lei da intolerância religiosa?