Análise de dados é o processo de aplicação de técnicas estatísticas e lógicas para avaliar informações obtidas a partir de determinados processos. O principal objetivo da prática é extrair informações úteis a partir dos dados.
Na pesquisa de caráter quantitativo geral- mente os dados coletados são submetidos à análise estatística, com a ajuda de computadores. ... Estas análises permitem “extrair sentido dos dados”, ou seja, testar hipóteses, comparar os resultados para vários subgrupos, e assim por diante.
Com o objetivo de elucidar alguns aspectos inerentes a técnicas de análise de dados utilizados em pesquisas qualitativas, este estudo se propõe a identificar intersecções e diferenças entre três técnicas utilizadas nas Ciências Sociais: Análise Documental, Análise de Conteúdo e Análise do Discurso.
A metodologia de análise de dados quantitativos trabalha com um volume maior de informações que podem ser comparadas entre elas. ... Com as informações reunidas é possível gerar gráficos e tabelas que, posteriormente, serão objeto de análise e interpretação para facilitar resultados, conclusões e estatísticas.
Escrevendo os Resultados
A análise de dados de uma pesquisa qualitativa tem como base métodos de coleta focados na comunicação, que busca soluções para pessoas e sociedade. ... Por essa razão, ela é descritiva, diferente da pesquisa quantitativa, que é numérica.
Podemos resumir as etapas de um processo de análise de dados em 4 pontos principais sendo eles:
Roberta Chiesa Bartelmebs Depois de coletar os dados através dos instrumentos escolhidos, o pesquisador precisa se organizar para analisá-los. Porém, afinal, o que é analisar dados em pesquisa qualitativa? Segundo André e Lüdke (1986),
Pesquisa qualitativa – características gerais e referências Maio 2000 - Cláudia Dias Origem Estranhamente, a pesquisa qualitativa, assim como a pesquisa quantitativa, teve seus antecedentes nas ciências naturais e na filosofia.
No que se refere a procedimentos analíticos, a pesquisa qualitativa é entendida como “soft”, enquanto a análise quantitativa é entendida como “hard”, já que não utiliza modelos matemáticos e/ou de aplicações estatísticas, mas da interpretação de textos, sons, imagens e até de linguagem não-verbal (GUBAe LINCOLN, 1994).
O pesquisador iniciante ainda carece de uma referência para análise qualitativa de dados que seja suficientemente flexível, frutífera e coerente com uma abordagem qualitativa. Mais notável é a referência à análise de conteúdo apropriada a abordagens quantitativas, mas livremente usada em estudos qualitativos.
O que fazer após o registro do formal de partilha?
Como referenciar dados do Censo Escolar?
O que é uma relação ecológica desarmônica?
Quantas vezes devo regar a costela de adão?
Como os soviéticos reagiram à Operação Barbarossa *?
Como registrar empresa no Crea-MT?
Como o urubu encontra a carniça?
Como registrar o balanço na Jucerja?
Como os serviços podem ser classificados?
O que é preciso para comercializar alimentos?
Como baixar o Solidworks 2014?
Quando os humanos deixaram de ser nômades?
Como registrar histórico escolar?
Qual a língua falada pelos árabes?
Como colocar ID Apple no MacBook Air?
Como o homem primitivo se localizava no espaço?