O ponto de fusão corresponde à temperatura em que determinado material passa do estado sólido para o líquido; e o ponto de ebulição é a máxima temperatura em que um material pode existir na fase líquida, sob determinada pressão.
-114,1 °C
Etanol/Ponto de fusão
Cálculos envolvendo ebulioscopia
Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superiores a 1 o C, essa substância não pode ser considerada uma substância pura.
Desse modo, podemos dizer que o ponto de fusão e o ponto de ebulição são propriedades periódicas que crescem nos sentidos mostrados abaixo na tabela periódica: O carbono está em ênfase na ilustração, porque ele é uma exceção.
Uma diminuição na pressão faz com que o ponto de ebulição de uma determinada substância seja menor, ou seja, a substância irá ferver em uma menor temperatura. Por exemplo, em lugares acima do nível do mar a água ferve com temperaturas menores que 100 ºC. Com isso, nesses lugares demora-se muito mais para cozinhar do que em lugares ao nível do mar.
Entretanto, vale ressaltar que as temperaturas de fusão e ebulição somente terão valores fixos se a substância for pura. No caso de misturas, esses valores sofrem variações, ou seja, elas entram em ebulição em uma temperatura e terminam de mudar de estado físico em outra.
Como usar o Remini para melhorar a qualidade da foto?
Tem como parcelar compra no cartão Nubank?
O que é distensão abdominal na gravidez?
O que é o processamento de pedidos?
Como funciona o processo de abertura de MEI?
Quais são os riscos de um cateterismo?
O que quer dizer Divisão de Atendimento do INSS?
Qual a resolução da foto de perfil do Twitter?
Como melhorar a qualidade da tela do iPhone?
O que fazer para melhorar a Câmera do iPhone?
Qual a diferença de português nativo é fluente?
O que realmente eu preciso para ser feliz?
Como ganhar dinheiro escrevendo para revistas?