Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora.
Poluição é a degradação do meio ambiente que ocorre por meio de alterações químicas ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de substâncias. Esse processo de degradação pode desencadear prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia.
Abordaremos, a seguir, os principais tipos de poluição, destacando como eles são gerados e como prejudicam a vida humana e dos demais seres vivos.Poluição atmosférica. ... Poluição hídrica. ... Poluição do solo. ... Poluição térmica. ... Poluição sonora e visual. ... Poluição luminosa. ... Poluição radioativa.
A poluição é, geralmente, provocada pelo humano e suas atividades. O ser humano provoca poluição ambiental quando suas indústrias, por exemplo, lançam poluentes no ar, quando combustíveis fósseis são queimados, quando realizam queimadas, quando utilizam agrotóxicos na agricultura, entre várias outras situações.
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
37 curiosidades que você vai gostar
Tipos de poluição do arMonóxido de Carbono (CO) Um gás incolor, inodoro e tóxico. ... Dióxido de Carbono (CO2) É uma substância fundamental para os seres vivos. ... Clorofluorcarbonetos (CFCs) ... Óxidos de Enxofre (SOx) ... Óxidos de Nitrogênio (NOx) ... Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) ... Amônia (NH3) ... Material Particulado (MP)
Principais tipos de poluição do soloPoluição por uso de fertilizantes. ... Poluição pelo uso de defensivos agrícolas. ... Poluição por falta de tratamento de esgoto. ... Poluição por metais pesados. ... Poluição por medicamentos e outros rejeitos fabris. ... Desastres naturais ou acidentes em indústrias.
Chumbo, cromo, mercúrio, amianto, cádmio e compostos orgânicos voláteis – os poluentes mais comuns e mais mortais do planeta – já diminuíram 17 milhões de anos de vida nos países em desenvolvimento*.
A poluição é um problema real que atinge o ar, a água e o solo, tornando-se cada vez mais acentuada graças às nossas atitudes. A poluição do ar pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos.
A poluição das águas é qualquer alteração em suas características físicas, químicas e biológicas que possa causar prejuízo à saúde da população, comprometer a fauna e a utilização das águas para usos benéficos.
A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez.
A SJC Química separou algumas doenças e indisposições causadas pelo descaso com o ar.1 – Asma. se trata de inchaço e estreitamento das vias do pulmão o que causa dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse. ... 2 – Rinite. ... 3 – Pneumonia. ... 4 – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. ... 5 – Câncer de pulmão.
Dentre as principais doenças causadas pela poluição atmosférica, destacam-se lesões nas vias aéreas, irritação do trato respiratório, asma, rinite, bronquite e até mesmo câncer de pulmão em pessoas que nunca foram fumantes.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição.
São muitas as substâncias tóxicas emitidas pelos automóveis; alguns dos gases nocivos mais conhecidos são:Monóxido de carbono (CO)Dióxido de carbono (CO2)Ozônio (O3)Óxido de nitrogênio (NOx)Dióxido de nitrogênio (NO2)Hidrocarbonetos (HC)Óxidos de enxofre (SOx)Material particulado (MP)
As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.
A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
Poluição do solo: causas e consequências
Esses fatores fazem com que as principais consequências da poluição do solo sejam a redução da fertilidade do solo, o aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.
Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos: Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis.
Dentre os problemas de saúde causados pela poluição atmosférica destacam-se as doenças respiratórias, como asma e bronquite, pneumonias, tosses, irritações e alergias. Em casos mais graves, a poluição do ar pode causar danos aos sistemas imunológico, nervoso e reprodutivo, hipertensão, câncer e até mesmo, a morte.
Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.
De maneira geral, a poluição pode provocar doenças nos seres humanos e outros seres vivos que vivem no ambiente; redução da população e até mesmo extinção de algumas espécies; mudanças climáticas; e impactos econômicos negativos devido à redução da exploração de determinados recursos, como retirada de peixes em ...
Esse processo consiste na presença excessiva de nutrientes oriundos de produtos químicos que contaminam os rios, provocando a proliferação desenfreada de algas e cianobactérias, que impedem a entrada de luz nos ambientes fluviais e reduzem a disponibilidade de oxigênio na água, o que pode gerar a morte de incontáveis ...
O desmatamento pode causar diversos impactos para o meio ambiente, afetando, assim, todos os seres vivos. Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar: Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção.
As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água. A poluição que se infiltra transmite doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até câncer.
Como ter uma cozinha bonita e barata?
O que cortar na alimentação para perder barriga?
Como elaborar uma propaganda de um produto?
Como se inscrever pro IBGE 2021?
Como instalar e configurar central de alarme JFL SmartCloud 18?
Quando abre as inscrições para OAB 2021?
Como fazer a inscrição do Passé?
O que é preciso para se cadastrar no Bolsa Família?
Como saber se a atividade é insalubre?
Como comprovar insalubridade antes de 1995?
Como faço para me cadastrar no INSS?
Como peticionar embargos à execução?
Onde surgiu o fascismo e quem o liderava?
Como Produzir morango Semi-hidropônico?
Como se inscrever na caixa premiada da Band FM?
Quais as atitudes de uma pessoa que ama?
Como você pode se cadastrar no CRAS?