Polidactilia é uma das doenças genéticas mais comuns em gatos. A existência de dedos extras é uma característica monogênica, herdada como herança autossômica dominante, possivelmente com penetrância incompleta.
Esse dedo "extra" tem o nome de ergot, e tem função muito importante de garantir firmeza aos movimentos do seu gato, o auxiliando em escaladas e/ou quando agarra sua presa. Dessa forma, essa diferença entre a quantidade de dedos entre as patas da frente e as patas de trás é uma característica comum à gatos sadios.
Polidactilia significa a presença de dedos adicionais nas mãos ou pés. Trata-se de uma deformidade congênita e não necessariamente o paciente que apresenta esses dedos extras vai precisar de algum tipo de tratamento ou de atenção médica por conta dessa alteração.
Mutação genética
A polidactilia é uma mutação genética causada por um gene dominante. Ou seja, se um dos papais-gato tiver essa alteração, a probabilidade de seus filhotes nascerem com a mesma condição é de quase 50%.
O quinto dedo das patas da frente é chamado de ergot. Em cães ele é só um dedinho vestigial, mas acredita-se que para os gatos esse “polegar” tenha uma função bem importante – ele ajuda a dar firmeza na escalada e a agarrar a presa. ... São sete em cada pata frontal, e cinco nas de trás, totalizando 24.
42 curiosidades que você vai gostar
Os antepassados do gato eram exclusivamente carnívoros e passavam a maior parte do tempo a caçar. O gato doméstico está adaptado a este tipo de dieta: as mandíbulas, o aparelho digestivo e o seu comportamento são perfeitos para caçar. Portanto, a sua principal fonte de alimento continua a ser a carne.
Enquanto a maior parte dos gatos tem 18 dedos - cinco nas patas da frente e quatro nas de trás - o gato Des, que tem dez anos de idade, tem sete dedos nas patas da frente e seis nas traseiras.
Novo detalhe bizarro do aie-aie de Madagascar: seis dedos em cada mão. O aie-aie é uma das criaturas mais fascinantemente bizarras da natureza. Nativo de Madagascar, esse lêmure é o maior primata noturno do mundo e possui características únicas que o diferenciam.
Embora tanto os cães quanto os gatos tenham quatro dedos tanto nas patas dianteiras quanto nas traseiras, a principal diferença é mostrada pela inclusão e exclusão de garras nas pegadas. ... As pegadas caninas não têm essa distinção devido ao fato de os dois dedos frontais serem alinhados.