Carreira em Y é um modelo de plano de carreira em que o funcionário pode ser promovido para um cargo de especialista ou de gerência. O objetivo da carreira em Y é permitir que o colaborador cresça na empresa também em papéis técnicos e não apenas de gestão.
Quando falamos de carreira em Y um destaque entre as suas características é a necessidade de inovação e desenvolvimento. Foi a partir da demanda corporativa por dar fluidez a uma mudança constante do mercado que fez com que essa vertente surgisse.
A estrutura paralela em Y é um tipo de estrutura paralela, ou seja, ela também oferece dos caminhos: o técnico e o gerencial, mas a forma de chegar lá é diferente.
A carreira em Y, então, foi criada como alternativa para valorizar colaboradores de destaque, que realmente se sentem produtivos colocando a mão na massa. Foi uma nova solução, inclusive, para equiparar salários e manter os talentos na organização.
Na Carreira em Y, o profissional pode optar entre seguir para o cargo gerencial ou escolher ser um especialista na área técnica de um determinado setor. Caso o profissional tenha aspirações gerenciais, pode dar continuidade em seu plano de carreira habitual, podendo também aperfeiçoar os conhecimentos.
32 curiosidades que você vai gostar
Ao adotar a carreira em Y, a empresa motiva o desenvolvimento de competências também por parte de quem tem um perfil técnico. Isso não envolve apenas os profissionais, uma vez que ao compreender a relevância que os especialistas têm, a empresa passa a investir estrategicamente na educação continuada.
A carreira em Y é um modelo de crescimento profissional alternativo. Essa proposta tem um surgimento recente e busca oferecer condições de desenvolvimento para aqueles que não têm o perfil de líder, mas possuem grande competência técnica na área de atuação.
Carreira em Y no marketingSeguir o caminho da gestão: coordenador, supervisor ou gerente de marketing digital, aspirando ao cargo de Chief Marketing Officer (CMO)Seguir o caminho de especialista: especializar-se em marketing digital e áreas correlatas (SEO, links patrocinados, marketing de conteúdo, etc.)
A carreira em T é um termos surgido na língua inglesa como t-shaped professional e refere-se aos profissionais com uma vasta gama de conhecimentos técnicos e conceituais, de forma conseguem ser especialistas em determinados assuntos e generalistas – ou seja, ter noções básicas ou semiaprofundadas – de outros.
1) Retenção de talentos
A carreira em Y, portanto, vem para evitar esse tipo de situação. Em vez de promover o especialista a algum cargo de gestão (e deixá-lo desconfortável nessa posição) ou, pior ainda, perdê-lo para a concorrência, a empresa mantém o profissional engajado na sua área.
Principais tipos de carreira existentesCarreira sem fronteiras. ... Carreira burocrática ou tradicional. ... Carreira acadêmica. ... Carreira proteana. ... Carreira multidirecional. ... Carreira empreendedora. ... Carreira sociopolítica.
Quais são os tipos de plano de carreira?Carreira horizontal. ... Carreira em linha. ... Carreira paralela. ... Carreira em Y. ... Carreira em rede. ... Plano de Carreira em W. ... Colabora para encontrar os funcionários mais qualificados. ... Transparência nos processos seletivos.
Carreira em linha
Nesse modelo de plano de carreira, é muito difícil mudar de área. Os cargos e níveis hierárquicos são padronizados. Em muitos casos, as promoções são automáticas, em função do tempo de serviço. Isso ocorre, por exemplo, no serviço público e em instituições militares.
Carreira por linha hierárquica: aquelas que culminam em cargos como “gerente”, seguidos de cargos mais estratégicos, como diretor, Vice-presidente e Presidente.
O plano de carreira linear parte da premissa de que existe apenas um único caminho para o crescimento profissional. Ou seja, o profissional começa no cargo de estagiário/aprendiz e, depois, de acordo com as suas habilidades e qualificações, conquista cargos mais altos, como analista, coordenador, gerente e diretor.
Como criar um plano de carreira no seu negócioConheça e escute seus colaboradores. ... Mapeie os cargos e competências. ... Defina as progressões de carreira. ... Desenvolva treinamentos. ... Crie metas. ... Dê feedback constante. ... Incentive a participação dos colaboradores.
Plano de carreira é um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.
O programa de integração também é conhecido como onboarding, que se trata de um processo em que o novo colaborador vai se inteirar sobre a cultura organizacional, objetivos de negócio, áreas da empresa, modo de trabalhar e outras informações essenciais para quem está começando.
A carreira paralela é um modelo mais abrangente, com mais possibilidades para os colaboradores. A empresa, desde o momento do recrutamento, abre a oportunidade para que os colaboradores atinjam os cargos de liderança. Para isso, eles seguem em um ramo hierárquico separado, como é o caso dos trainees.
As Carreiras Paralelas, também chamadas de “Carreiras em Y”, independem do tempo dedicado, mas não são um trabalho secundário, menos ainda um hobby. Segundo Maria Cândida Baumer, as pessoas perceberam que precisavam cuidar das próprias carreiras e garantir sua empregabilidade.
Isso traz mais bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Além das citadas, existem muitas outras. Já as desvantagens são quase inexistentes. A que se destaca é somente a dificuldade de encontrar profissionais que sejam altamente capacitados seja para funções de gestão ou técnica.
Ele serve como um direcionamento para o crescimento na profissão, permitindo que o indivíduo alcance cargos melhores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho. O desenvolvimento desse plano pode ser feito tanto pela empresa quanto de forma individual, pelo profissional.
No modelo de carreira em Y, os colaboradores contam com maior poder de escolha sobre que direção vão seguir em suas carreiras. Isso é muito importante para as empresas, pois elas podem aproveitar as habilidades dos profissionais nos departamentos e tarefas em que eles vão obter o melhor desempenho.
Plano de Carreira por Linha de Especialização
Este tipo de carreira fornece ao colaborador a possibilidade de desenvolvimento em sua área de atuação. O colaborador inicia o trabalho em certa Área e nela vai se especializando até chegar ao topo da área.
Elaborando um Plano de CarreiraIdentificar as necessidades e interesses do funcionário e da empresa;Traçar e direcionar seus objetivos;Estabelecer o tempo para alcance dos objetivos;Apresentar as competências necessárias;Executar as etapas;Ter um olhar crítico;Traçar estratégias e obstáculos;
Qual é o mínimo de um peso de um bebê?
Quantas pessoas morreram na tragédia do Morro do Bumba?
O que é incidente de assunção de competência novo CPC?
O que é comprimento de onda é frequência?
Quais os prémios que Cecília Meireles recebeu?
Qual CST de IPI para devolução?
O que é uma expressão explicativa?
O que é desenvolvimento economicamente sustentável?
Quem tem pedra nos rins pode tomar suco de laranja?
Qual o protocolo da camada de transporte é utilizado pelo FTP?
Pode aplicar cálcio em cachorro?
O que fazer para evitar a pneumonia?
Qual a finalidade da cor azul na sinalização horizontal?
Como se chama uma pessoa que só se importa com ela mesmo?
Qual o rendimento do motor de um carro?