A periodontite avançada é um termo popular dado à doença periodontal comum que já encontra-se em estado avançado. É quando as perdas ósseas já expõem boa parte das raízes de alguns dentes e também podem aparecer outros sinais como a mobilidade dos dentes e a perda de alguns dentes.
Um método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.
Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
Provavelmente você está se perguntando: a doença periodontal é reversível? Embora a doença periodontal avançada possa exigir intervenções mais complexas, é possível reverter a gengivite.
As consultas de manutenção são parte imprescindível no tratamento da periodontite, e são estabelecidas de acordo com a severidade, dificuldade de higienização dos dentes e sucesso do tratamento – o que pode colocar a frequência de retorno às consultas entre 30 a 180 meses.
30 curiosidades que você vai gostar
Os 3 estágios da doença Periodontal1 – Estágio Inicial: Gengivite. Acontece quando o espaço entre o dente e a gengiva alcança 4 mm de profundidade. ... 2 – Estágio Intermediário: Periodontite. Neste nível, o sulco gengival chega a 4mm a 6mm. ... 3 – Estágio Final: Periodontite avançada.
O tratamento da periodontite avançada consiste na remoção das bactérias (placa bacteriana e tártaro) que estão localizadas entre as gengivas e as superfícies dos dentes.
A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.
O tratamento da peridontite
Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.
Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.
A principal causa da periodontite é a placa bacteriana nos dentes, também chamada de placa dental ou biofilme.
O que causa a periodontite? A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram).
A predisposição não é hereditária
Ao contrário do que se pensa, a doença periodontal não é passada de geração para geração. A culpada pelo seu aparecimento, na verdade, sempre será a placa bacteriana. Ainda assim, algumas condições podem agravar o problema e tornar o paciente mais propenso a esse quadro.
“A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela. Ou seja: a perda óssea e o rompimento de ligamentos periodontais já ocorridos não se regeneram. Nesse caso, o tratamento consiste em remover e controlar a placa bacteriana e o tártaro.
Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos visam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. O especialista dessa área é o periodontista.
Os antibióticos, como Amoxicilina ou Clindamicina, eliminam e ajudam a controlar o crescimento de bactérias na boca e podem ser usados sob a forma de comprimido ou como enxaguante bucal. Geralmente são utilizados após a curetagem para manter os dentes limpos e garantir que todas as bactérias foram eliminadas.
Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
Adequada higiene bucal em casa, visitas regulares ao dentista para limpeza dental profissional, uma dieta saudável e parar de fumar são as melhores formas de prevenção da periodontite.
Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.
Em pacientes com alergia à penicilina, a clindamicina é atualmente a droga de escolha para o tratamento da periodontite.
O que mais se destaca é o Periogard Gengiva Saudável. A fórmula com ação antibacteriana remove germes e bactérias causadoras da gengivite e da periodontite. Além de aliviar os sintomas dessas doenças, esse creme dental previne a formação de placa bacteriana, tártaro e cáries.
Destruição tecidual no conjuntivo causada pela inflamação; Reabsorção da crista óssea; Proliferação e migração apical do epitélio juncional, formando o epitélio da bolsa periodontal; Extensão da placa bacteriana para apical, dentro da bolsa periodontal formada.
A periodontite foi classificada em crônica e agressiva localizada ou generalizada, doença periodontal necrosante e doença periodontal como manifestação de doenças sistêmicas.
Gengivite - Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Você poderá observar vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental.
Qual maior salário de professor no Brasil?
Como ativar a carga reserva do celular Samsung?
Quantas colheres de sopa são 100g de feijão?
Como limpar a pasta Installer do Windows?
Qual o salário de porteiro Manobrista?
Quantos oceanos existem no planeta terra?
O que diz o artigo 299 do Código Penal?
Quais são os dias que os Correios fazem entrega?
O que fazer para evitar a endometriose?
O que é percussão digito Digital?
O que é um bem de compra comparada?
O que é colheitadeira de grãos?
Como calcular parcelamento com juros?
Quanto é o salário mensal do Neymar?
Qual a situação da população no Brasil com relação à alimentação?
O que significa dizer que a subjetividade é o objeto de estudo da psicologia?