Em alguns estudos, pesquisadores pedem a crianças que joguem um jogo em que podem obter uma recompensa material se mentirem. Em outros estudos, as crianças são expostas a situações sociais em que a alternativa de ação envolve mentir em vez de contar a verdade.
Podemos definir a mentira como qualquer ação intencional que tenha a função de fornecer a outra pessoa informações falsas ou privá-las das verdadeiras. A mentira é um elemento comum nas interações sociais, presente em todas as culturas, e que, muitas vezes, é necessário para um bom convívio social.
Algo comum a todas as mentiras é que elas buscam o benefício próprio”, diz Marta. A mentira é usada para fugir de uma responsabilidades ou para evitar castigos. Mas segundo a psicóloga, os adolescentes geralmente a usam para empregar sua liberdade do jeito que querem e não do jeito que os pais delimitam.
Dizer mentiras é diferente de ser mentiroso. Ao atribuirmos uma característica à criança que na realidade é só um comportamento, poderemos estar a promover a identificação da criança com o rótulo e a promover a própria mentira. – Dê o exemplo.
Como lidar com pessoas mentirosas no dia a dia? Essa não é uma tarefa fácil, pois lidar com pessoas que costumam mentir é sempre uma linha tênue entre o querer ajudar e o se distanciar para não ser prejudicado. Abaixo, listo algumas dicas que podem preservá-lo dos embustes do mentiroso, ao mesmo tempo em que pode dar apoio para que busque ajuda.
É possível transferir um veículo com multa?
Quais são as ferramentas do planejamento pessoal?
Como é feito um tratamento de canal?
O que provoca a aurora boreal?
Quando vai ser o Vestibular da Puc-SP 2021?
Quantas vezes Júpiter cabe no Sol?
O que aconteceu com o Almirante Negro?
Qual a diferença entre o núcleo interno e externo?
Quais são as consequências do fordismo?
Qual o melhor horário para tomar levodopa?
Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?
Como diminuir a acidose Latica?
Como funciona o TIM Pré top 20?