Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
Sentença que comporta somente uma oração. O período simples também é chamado de oração absoluta. Nesse período, o ponto de interrogação, o ponto final e a exclamação indicam o fim da oração.
No período composto por coordenação, as orações não exercem funções sintáticas entre si, ou seja, sua característica é ser independente ou absoluta. Ao ler uma delas sozinha, o sentido está completo. Exemplos: Dormi, sonhei, acordei e tomei um chá.
Simples: tem apenas um radical. Composto: tem dois ou mais radicais.
Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
18 curiosidades que você vai gostar
DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
É aquele constituído por mais de uma oração. No período composto por coordenação as orações se ligam pelo sentido, mas não existe dependência sintática entre elas.
O período composto é aquele formado por mais de uma oração.
O período composto é conhecido assim porque é formado por mais de uma oração. Dependendo de como as orações se relacionam, elas podem ser tantas orações em um período quanto for o número de verbos ou de locuções verbais.
O período composto por coordenação e por subordinação é formado por uma oração principal, por uma ou mais orações subordinadas e por uma ou mais orações coordenadas. Somente existe oração principal em relação à oração subordinada, nunca em relação à oração coordenada.
Os períodos simples possuem uma oração absoluta, possuindo um único verbo ou locução verbal. Veja um exemplo para entender melhor: “Maria sorriu para João”. Esta frase é um período simples, já que possui apenas um verbo: “sorriu” e, portanto, apenas uma oração.
É importante saber que a oração que forma o período simples é denominada de oração absoluta, já que ela é única. Além disso, todo o período simples ou oração absoluta corresponde a uma frase.
b) Tinha feito tudo por ele e mesmo assim, ele mentiu.
Período composto, porque o enunciado possui mais do que um verbo, neste caso, uma locução verbal (tinha feito) e um verbo (mentiu).
Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais.
O que define se uma frase é ou não um período é o fato de ela ser ou não composta por orações. Caso uma frase seja formada por uma ou mais orações, ela é considerada um período. É comum identificar o período pelo começo com letra maiúscula e encerramento com uma pontuação, porém este método é extremamente falível.
Um dos pilares da gramática é a ortografia
Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
Num período podem aparecer orações que se relacionam pela coordenação e pela subordinação. Assim, tem-se um período misto. 2ª Oração: Oração Coordenada Sindética Aditiva (em relação à 1ª oração) e Oração Principal (em relação à 3ª oração). ...
Conforme a sua formação, o período composto é classificado em:Período Composto por Coordenação - quando as orações são independentes entre si, ou seja, cada uma delas têm sentido completo.Período Composto por Subordinação - quando as orações relacionam-se entre si.
Período composto por subordinação, como o próprio nome indica, constitui-se de orações sintaticamente dependentes entre si, subdivididas em substantivas, adjetivas e adverbiais. Período composto por subordinação é caracterizado por orações dependentes entre si.
Na gramática tradicional, "coordenação" designa o tipo de relação sintático-semântica que permite ligar elementos que possuam a mesma estrutura, a mesma função sintática e a mesma função semântica.
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
Veja quais são os impostos pagos no regime Simples Nacional:Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)Contribuição para o PIS/Pasep.
DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o qual unifica o recolhimento de impostos, repassando cada um deles automaticamente para as contas do estado, do município e da União. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Por meio do DAS são recolhidos tributos como:Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);Programa de Integração Social (PIS);Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
Como ocultar um objeto no Revit?
Como deixar o cabelo secar naturalmente e ficar ondulado?
Como ocultar um álbum no Google Fotos?
Qual a primeira silaba da palavra futebol?
Como esconder uma imagem no Excel?
Como não mostrar mensagem na barra de notificação?
Tem como ocultar as publicações de um amigo no Facebook?
Como desbloquear a calculadora Casio?
Como ocorreu a queda do Muro de Berlim e qual o seu significado?
Qual a obra literária mais importante para os cristãos?
Como ocorreu o fim do monopólio entre Portugal e Brasil?
Como ocultar uma conversa no what?
Quanto tempo vale um remédio depois de vencido?
Como funciona os receptores piratas?