Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
Sentença que comporta somente uma oração. O período simples também é chamado de oração absoluta. Nesse período, o ponto de interrogação, o ponto final e a exclamação indicam o fim da oração.
No período composto por coordenação, as orações não exercem funções sintáticas entre si, ou seja, sua característica é ser independente ou absoluta. Ao ler uma delas sozinha, o sentido está completo. Exemplos: Dormi, sonhei, acordei e tomei um chá.
Simples: tem apenas um radical. Composto: tem dois ou mais radicais.
Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
18 curiosidades que você vai gostar
DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
É aquele constituído por mais de uma oração. No período composto por coordenação as orações se ligam pelo sentido, mas não existe dependência sintática entre elas.
O período composto é aquele formado por mais de uma oração.
O período composto é conhecido assim porque é formado por mais de uma oração. Dependendo de como as orações se relacionam, elas podem ser tantas orações em um período quanto for o número de verbos ou de locuções verbais.
O período composto por coordenação e por subordinação é formado por uma oração principal, por uma ou mais orações subordinadas e por uma ou mais orações coordenadas. Somente existe oração principal em relação à oração subordinada, nunca em relação à oração coordenada.
Os períodos simples possuem uma oração absoluta, possuindo um único verbo ou locução verbal. Veja um exemplo para entender melhor: “Maria sorriu para João”. Esta frase é um período simples, já que possui apenas um verbo: “sorriu” e, portanto, apenas uma oração.
É importante saber que a oração que forma o período simples é denominada de oração absoluta, já que ela é única. Além disso, todo o período simples ou oração absoluta corresponde a uma frase.
b) Tinha feito tudo por ele e mesmo assim, ele mentiu.
Período composto, porque o enunciado possui mais do que um verbo, neste caso, uma locução verbal (tinha feito) e um verbo (mentiu).
Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais.
O que define se uma frase é ou não um período é o fato de ela ser ou não composta por orações. Caso uma frase seja formada por uma ou mais orações, ela é considerada um período. É comum identificar o período pelo começo com letra maiúscula e encerramento com uma pontuação, porém este método é extremamente falível.
Um dos pilares da gramática é a ortografia
Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
Num período podem aparecer orações que se relacionam pela coordenação e pela subordinação. Assim, tem-se um período misto. 2ª Oração: Oração Coordenada Sindética Aditiva (em relação à 1ª oração) e Oração Principal (em relação à 3ª oração). ...
Conforme a sua formação, o período composto é classificado em:Período Composto por Coordenação - quando as orações são independentes entre si, ou seja, cada uma delas têm sentido completo.Período Composto por Subordinação - quando as orações relacionam-se entre si.
Período composto por subordinação, como o próprio nome indica, constitui-se de orações sintaticamente dependentes entre si, subdivididas em substantivas, adjetivas e adverbiais. Período composto por subordinação é caracterizado por orações dependentes entre si.
Na gramática tradicional, "coordenação" designa o tipo de relação sintático-semântica que permite ligar elementos que possuam a mesma estrutura, a mesma função sintática e a mesma função semântica.
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
Veja quais são os impostos pagos no regime Simples Nacional:Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)Contribuição para o PIS/Pasep.
DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, o qual unifica o recolhimento de impostos, repassando cada um deles automaticamente para as contas do estado, do município e da União. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Por meio do DAS são recolhidos tributos como:Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);Programa de Integração Social (PIS);Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
Quais as desvantagens da irrigação por gotejamento?
Qual o valor do ITCMD no Maranhão?
Quais os princípios básicos de prevenção de acidentes?
Qual é o tipo de clima que predomina no Brasil?
Quantos cigarros por dia faz mal?
Como é possível tratar e prevenir amebíase?
O que significa contribuinte individual ou facultativo?
Para que serve o verniz Damar?
Qual o limite da pressão arterial?
O que a falta de leitura pode acarretar nos jovens?
Como fazer o seu nome aparecer no Google?
Qual o nome da terra prometida considerada pelos hebreus?
Quais os princípios que regem o direito real?