Período de baixa no nível das águas de rio ou mar; REFLUXO; VAZA [ Antôn.: cheia. ]
Quando a variação da quantidade de água de um determinado rio (cheias e vazantes) é proveniente das águas das precipitações, o processo é chamado de regime pluvial. Quando a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras, tal fenômeno é denominado de regime nival.
O lago está submetido a flutuação do nível da água, em torno de 10 m, resultando em períodos definidos de cheia e seca. ... Durante a vazante a água flui do lago para o rio, secando quase completamente em outubro. Os períodos de cheia e seca podem variar conforme a pluviosidade na cabeceira do rio Solimões.
O que é a vazante? Segundo Luna Gripp, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o processo de vazante é caracterizado quando o nível da água desce ao longo de vários dias, durante um intervalo de tempo que é específico para cada rio.
De modo geral, esses terrenos estão dispostos a partir da várzea e sucedem as áreas de baixos níveis. As fases da várzea são os períodos da vazante – época em que o rio apresenta o menor volume de águas – e enchente – quando as águas, ao transbordarem, provocam inundação das terras marginais.
38 curiosidades que você vai gostar
A vazante, nesse caso sinônimo de cheia, e não enchente, característica da paisagem do Pantanal, ocorre após o período das chuvas, que vai de outubro a março.
A vazante é um fenômeno típico de períodos de seca, quando o nível das águas baixa, expondo mais áreas de campos e morros. Nesse período, o céu fica mais estrelado e os animais que haviam se dispersado com a cheia, ocorrida entre outubro e março, voltam às planícies.
As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d água. Rio é uma corrente de água natural que se dirige para o mar, para um lago ou para outro rio.
Entre os fatores que contribuem para a quantidade de água de um rio estão as chuvas, a preservação das matas e o derretimento de neve acumulado nas montanhas. O Rio Amazonas, por exemplo, é alimentado pela neve derretida da Cordilheira dos Andes.
Um rio (do latim rivus) é um curso de água, usualmente de água doce, que flui por gravidade em direção a um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d água.
A bacia Amazônica possui o seu ciclo natural: de junho a novembro a água desce, ocorrendo a chamada “vazante” e de dezembro a maio a água sobe, realizando a “cheia”. De tempos em tempos ocorre uma cheia histórica, quando a água atinge uma altura como nunca antes.
Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Os rios podem servir para várias atividades: lazer, consumo humano, transportes, abastecimento industrial, geração de energia, entre outras ações. Com isso, sabermos os componentes de um rio é fundamental para analisarmos a forma e o uso desse reservatório.
Cheias são catástrofes naturais que ocorrem quando há precipitações muito intensas num curto período de tempo fazendo com que o caudal do rio suba excessivamente e aumente saindo do seu caudal normal e consequentemente inundando as suas margens.
Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. Eles podem ser formados a partir das águas da chuva, de nascentes, de rios que deságuam nessa depressão, de mares antigos e do derretimento das geleiras.
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d água que deságua em um rio principal ou em um lago.
As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar. As secas fortes podem durar meses ou anos.
Rios perenes: Os rios perenes são aqueles que correm durante o ano todo, mesmo durante a estação seca ou fria. Os rios perenes não secam devido ao fato de receber uma alimentação contínua e suficiente para manter o nível do rio acima da superfície terrestre mesmo na época de estiagem.
A atual cheia recorde do Rio Negro é fruto do aumento dos eventos climáticos extremos que temos observado na Amazônia, causado pelo aquecimento global. O número de secas seguidas - em 2005, 2010 e 2015 - e o número de cheias extremas como essa de 2021 não param de aumentar", diz Artaxo, que também é membro do IPCC.
Subafluente: é o rio que deságua no rio afluente; Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d água, que se reúnem para formar um novo rio; Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Na maioria das vezes, um rio nasce depois de chuvas em regiões montanhosas. As águas do rio, que ainda está para nascer, escorrem pela superfície ou se infiltram no solo através dos espaços vazios entre as rochas, até encontrarem uma área impermeável, formando um lençol freático.
Um rio origina-se a partir do momento que as águas subterrâneas são expelidas ou afloram para a superfície, desse modo vão se acumulando e formam um olho-d água.
A inundação nutre a região com a renovação dos alimentos, e o ciclo da seca, já em processo, concentra centenas de animais e aves em torno de baías e lagoas. O pulso de inundação – regime de cheias e secas – é um fenômeno natural que dá vida ao Pantanal, sem o qual ele não existiria.
Veja aqui porque visitar o Pantanal em qualquer estação do anoEstação das águas (janeiro a março) O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, sendo essa a característica mais marcante do bioma. ... Estação de vazantes (abril a junho) ... Estação de seca (julho a outubro) ... Estação de enchente (novembro e dezembro)
A vegetação do Pantanal é muito variada, principalmente em função da inundação e do solo. ... Nas águas permanentes são comuns os camalotes (Eichhornia, Pontederia) e o baceiro ou batume, vegetação flutuante, formada principalmente por ciperáceas e diversas plantas aquáticas.
Como solucionar um problema em uma empresa?
Como fazer a simpatia do vinagre com leite para separar duas pessoas?
Como era a educação dos cidadãos espartanos Brainly?
Como se portar em entrevista de mestrado?
Como se separa as sílabas de Assembléia?
Como se escreve a palavra ensinando?
Como separar as sílabas de farinha?
Onde se pratica a ginástica aeróbica?
O que posso usar para dividir o quarto do closet?
Qual é a religiosidade dos povos indígenas?
O que é uma equação balanceada?
Quais são as rochas magmáticas?
Qual é o substantivo de gaiola?