O que é o perímetro cefálico? O perímetro cefálico é um nome um pouco complicado, mas significa a medição do tamanho da cabeça do bebê.
O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos dependendo das características étnicas e genéticas da população.
Quando o tamanho da cabeça preocupa? Nos bebês nascidos a partir da 37ª semana gestacional, o perímetro cefálico pode variar de 33 a 35 cm. Só passa a ser estatisticamente anormal se ultrapassar 36 cm nas meninas e 37 cm nos meninos.
Qual a importância dessa medição? A importância de saber o valor real do perímetro cefálico é para evitar e tratardoenças e problemas de saúde que podem ocorrer com o bebê nos primeiros meses de vida. Um exemplo que, infelizmente, se tornou comum nos últimos anos é a microcefalia e a hidrocefalia.
Uma das formas de medir o perímetro cefálico do bebê é posicionando uma fita métrica acima dos olhinhos do bebê, ou seja, bem rente em sua testa, de modo que os cabelos não atrapalhem durante o processo. Porém, só o pediatra do pequeno poderá, de fato, avaliar se ele está se desenvolvendo dentro dos padrões esperados.
16 curiosidades que você vai gostar
No caso dessas, a maioria está crescendo normalmente." A cabeça de um bebê cresce em média 2 cm por mês durante seus três primeiros meses de vida.
O perímetro cefálico aumenta, em média, 1 cm/mês durante o 1o ano; o crescimento é mais rápido nos 1ºs 8 meses, e até os 12 meses o cérebro completa metade do seu crescimento pós-natal, correspondendo a 75% do tamanho adulto.
O médico diagnostica a macrocefalia quando a circunferência da cabeça for significativamente maior em comparação à faixa normal para os bebês do mesmo sexo, idade e etnia na região em que o bebê vive.
Algumas crianças têm medidas de perímetro cefálico abaixo ou acima do esperado para sua idade, mas isso poderá ser normal, principalmente quando for proporcional ao peso e estatura (micro e macrocrania constitucionais). A medida do perímetro cefálico dos pais também auxilia neste diagnóstico.
A questão é que o cérebro é o órgão que mais cresce após o nascimento (SUPERINTERESSANTE número 12, ano 3): até o sexto mês, deverá ter a metade do tamanho de um cérebro adulto e esse desenvolvimento não pode ser impedido por falta de lugar disponível entre os ossos cranianos.
A microcefalia grave é definida como um perímetro cefálico menor do que um valor ainda mais baixo, normalmente menor que três desvios-padrão (DP) abaixo da média em recém-nascidos da mesma idade e sexo. Isso significa que a cabeça do recém-nascido é extremamente menor do que a de recém-nascidos da mesma idade e sexo.
O Ministério da Saúde passa a adotar, a partir desta quarta-feira (09), novos parâmetros para medir o perímetro cefálico e identificar casos suspeitos de bebês com microcefalia. Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm.
O que é o perímetro cefálico? O perímetro cefálico é um nome um pouco complicado, mas significa a medição do tamanho da cabeça do bebê. O médico faz isso com uma fita métrica mesmo, daquelas normais que todo mundo tem em casa.
Como saber se o formato da cabeça é normal ou não
Primeiro, é importante entender o que é o formato normal da cabeça do bebê. Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos.
Babar faz parte do desenvolvimento do bebê e não deve ser sinal de preocupação na maioria dos casos. A partir dos três ou quatro meses de idade, a baba fica mais frequente e intensa, como um dos sinais dos primeiros dentinhos.
2 meses: 56 centímetros e 4,7 quilos. 3 meses: 59 centímetros e 5,5 quilos. 4 meses: 61 centímetros e 6,1 quilos. 5 meses: 62 centímetros e 6,7 quilos.
Cerca de 1 em cada 1.000 bebês nascem com hidrocefalia, uma doença em que há o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais.
...
Os sintomas podem incluir:
Vômitos.
Falta de apetite.
Apatia.
Irritabilidade.
Olhar para baixo constante dos olhos.
Convulsões ocasionais.
Significado de Megacefalia
substantivo feminino [Medicina] Anatomia. Condição da pessoa que possui o crânio muito grande.
Em alguns casos, pode corresponder a macrocefalia benigna, quando existe outros membros da família com a cabeça grande e portanto considerada uma característica familiar. Já a hidrocefalia caracteriza-se pelo acúmulo de líquido cefalorraquiano nos ventrículos cerebrais.
Em média a cabeça do bebe cresce 2cm/mês no primeiro trimestre, e 1cm/mes no segundo trimestre, ou seja aos 6 meses, cabeça cresce em torno de 9 cm, e espera-se pelo menos 44cm.
Macrocefalia é a condição em que a cabeça da criança tem um tamanho maior do que o considerado esperado para sua idade. A cabeça da criança é medida nas consultas de rotina com o pediatra, em que ele avalia se o crescimento da criança como um todo está ocorrendo dentro do esperado.
A microcefalia - doença até então pouco conhecida - tem diferentes níveis, assim como muitas origens para o problema. Alguns casos são tão leves que quase não causam complicações. Outros são tão severos que o tempo de vida varia de alguns meses até 10 anos, dependendo do acesso a cuidados médicos, entre outros fatores.
Quais são os 4 tipos de corridas?
Quais são os tipos de estilos femininos?
Qual o perfume do Boticário que é afrodisíaco?
Como classificar período misto?
Qual religião não come Camarao?
Qual o tipo de controle de versão que o Git é?
Para que serve prednisona dá sono?
O que fazer para evitar a febre aftosa?
São considerados equipamentos básicos de uma sala de operação só?
O que é e como ocorre a eritroblastose fetal?
Quantas calorias queima 20 minutos de esteira?
Como falar na terceira pessoa do singular?
Por que o Brasil possui grande capacidade de geração de energia hidrelétrica?