O Perfil de Desempenho da Edificação O PDE é um documento de entrada de projeto que registra todos os requisitos dos usuários (sustentabilidade, segurança e habitualidade) e os respectivos níveis de desempenho mínimo, intermediário ou superior a serem atendidos por uma edificação habitacional.
O PDE nada mais é que a relação dos requisitos dos usuários e os respectivos níveis de desempenho a serem atendidos para uma edificação habitacional. A definição irá balizar as soluções definidas durante o projeto da edificação.
Os 7 requisitos do usuário quanto à habitabilidadeEstanqueidade da água. ... Desempenho térmico. ... Desempenho acústico. ... Desempenho lumínico. ... Saúde, higiene e qualidade do ar. ... Funcionalidade e acessibilidade. ... Conforto tátil e antropodinâmico.
Plano de controle tecnológico: Documento referido no Plano de Qualidade da Obra que relaciona os meios, as frequências e os responsáveis pela realização de verificações e ensaios dos materiais a serem aplicados e serviços a serem executados em uma obra, que assegurem o desempenho conforme previsto em projeto, em ...
O Plano de Controle Tecnológico atua, então, como um balizador para a norma, já que o PCT tem como objetivo principal verificar se tudo na construção está dentro do mínimo estabelecido no projeto. Para isso, já define regras e quais ensaios serão necessários para medir esse padrão.
21 curiosidades que você vai gostar
Requisitos de desempenho
Contando unicamente com iluminação natural, os níveis gerais de iluminância nas diferentes dependências das construções habitacionais devem atender: Considera-se o nível mínimo de iluminância no ponto central dos ambientes localizados no pavimento térreo ou subsolos 20% a menos de 48 Lux.
Como são feitas as exigências da Norma de Desempenho? A Norma ABNT 15.575 é dividida em seis partes: (1) requisitos gerais; (2) sistemas de estrutura, (3) de pisos, (4) de vedações verticais, (5) de coberturas e (6) sistemas hidrossanitários.
O que diz a NBR 15575
De acordo com a norma, para a adequada definição da Vida Útil do Projeto, é preciso considerar três pontos fundamentais: As consequências que a falha causa no desempenho do sistema ou elemento. O nível de dificuldade de manutenção e reparação, caso ocorram falhas no desempenho.
O Perfil de Desempenho da Edificação
O PDE é um documento de entrada de projeto que registra todos os requisitos dos usuários (sustentabilidade, segurança e habitualidade) e os respectivos níveis de desempenho mínimo, intermediário ou superior a serem atendidos por uma edificação habitacional.
Normalmente, a Vida útil é expressa em anos, sendo estabelecida pela maioria das Normas e Códigos do concreto (ver Tabela 2) uma vida útil de projeto (VUP) mínima de 50 anos para a maioria das estruturas e 100 anos para estruturas civis, como obras de infraestrutura, pontes, viadutos, barragens entre outras.
A NBR 16280 diz que para toda intervenção construtiva dentro de um imóvel que compõe um condomínio, deve haver comunicação tácita ao síndico do local. A depender do porte da reforma, apenas a avaliação do síndico é suficiente, ainda que ele possa solicitar o aval de um especialista.
Objetivamente, esta Norma visa alavancar tecnicamente a qualidade requerida e a oferta de moradias, ao estabelecer regras para avaliação do desempenho de imóveis habitacionais, auxiliando nas análises que definem o financiamento de imóveis e possibilitando adequações nos procedimentos de execução, uso e manutenção dos ...
Basicamente, pode-se resumir que os critérios são especificações quantitativas, enquanto dos requisitos, enquanto estes últimos são condições qualitativas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT).
A Norma de Desempenho é de abrangência nacional e apresenta requisitos, critérios e métodos de avaliação que uma edificação habitacional deve ter para que atinja o comportamento apropriado durante o uso. Para isso, define parâmetros de segurança, habitabilidade e sustentabilidade. A NBR 15575 é dividida em seis partes.
A Norma de Desempenho da ABNT existe para assegurar que as obras de casas e apartamentos tenham critérios mínimos de qualidade e segurança. É importante frisar que a regra divide a responsabilidade entre os profissionais da indústria da construção e da engenharia civil e se estende também aos moradores dos imóveis.
As seis partes da norma são:Parte 1 – Requisitos Gerais;Parte 2 – Requisitos para Sistemas Estruturais;Parte 3 – Requisitos para Sistemas de Pisos;Parte 4 – Requisitos para os Sistemas de Vedação;Parte 5 – Requisitos para os Sistemas de Cobertura;Parte 6 – Requisitos para os Sistemas Hidrossanitários.
A norma estabelece valores mínimos de vida útil de projeto, para que os projetos garantam sistemas duráveis, desde que realizadas as devidas manutenções.
São sistemas contemplados pela NBR-15575:2013 Edificações habitacionais − Desempenho: A) Coberturas, hidrossanitários, elétricos e estruturais. B) Estruturais, pisos, elétricos e hidrossanitários.
O conforto tátil e antropodinâmico na NBR 15575 demonstra uma preocupação maior em tentar assegurar ao usuário que a edificação possui a qualidade adequada de conforto. Ao buscar adequar as obras à estes parâmetros, os profissionais e empresas envolvidos garantem a satisfação dos usuários.
A NBR 15575 é a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais. Ela foi criada com o propósito de demonstrar claramente como os produtos usados em uma construção se relacionam com a qualidade de uso do imóvel depois.
As vedações verticais internas e externas, com função estrutural, devem ser projetadas, construídas e montadas de forma a atender às exigências de 7.2 da ABNT NBR 15575-2 e as disposições aplicáveis das Normas Brasileiras que abordam a estabilidade e a segurança estrutural de vedações verticais externas e internas, ...
Entre as novidades, a revisão da ABNT NBR 5626 incorporou em seu escopo as instalações prediais de água quente, e aprofundou os temas manutenção e operação dos sistemas prediais de água quente e fria. A norma somente se aplica ao sistema predial de água potável em qualquer tipo de edifício, residencial ou não.
O martelete demolidor é utilizado, em geral, em situações externas, como calçadas e pavimentos. Em situações internas, é utilizado em situações em que é necessária uma demolição de maior escala. Portanto, o uso de martelete demolidor não é recomendado para reformas em apartamentos.
Não há como proibir o uso de martelete. Entretanto, a obra não pode ultrapassar certos limites de perturbação, inclusive, em termos de horário, continuidade e permanência do barulho a ser provocado.
A 16.280 surgiu após trágicos acidentes no centro do Rio de Janeiro (onde as obras em unidades privativas não tinham responsável técnico e históricos) e em São Bernardo do Campo, São Paulo (Aqui, havia um histórico anterior e obscuro de interferência na laje ática)."
Qual a fórmula da transformação geral dos gases?
O que significa indeferimento do pedido?
Como encontrar nascente de água?
Para que serve as razões trigonométricas?
O que significa a cor da sua aura?
Como resolver equação com letras?
Como um colecionador trata sua coleção?
Qual a fórmula para calcular limites?
Como resolver subtração e adição?
Quanto tempo dura os piolhos na cabeça?
Como resolver enigma do Tinder?
O que fazer quando o número de reproduções foi excedida Google Drive?
Como resgatar Gift Card Hype games?
Como autônomo pode comprovar renda para financiamento?
Como saber o motivo do benefício cessado?
Como um líder deve tratar seus liderados?
Como resolver cálculo com fração?