Em direito, patrimônio ou património são os bens, direitos e obrigações de valor econômico e pertencentes a uma pessoa ou empresa. Já em contabilidade, é a parte jurídica e material da azienda.
Patrimônio, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Em outras palavras, é tudo o que alguém possui e deve. Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos.
O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.
Quando falamos sobre o patrimônio de uma companhia, nos referimos a todos os seus bens, direitos e obrigações. Portanto, o patrimônio é muito mais do que apenas a mobília, as instalações e os ganhos financeiros. É tudo o que a organização possui, além de tudo que tem a chance de gerar algum lucro.
O termo patrimônio pode ser conceituado como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma “azienda”.
22 curiosidades que você vai gostar
É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações). Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda.
A fórmula utilizada para obter o Valor Patrimonial é: VP = PL / Número de ações, sendo: VP: Valor patrimonial e PL: Patrimônio líquido. O Patrimônio líquido é a subtração entre o ativo total, que representa os bens e direitos, e o passivo total, que são os deveres e obrigações.
Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja: Ativos (bens e direitos) – Passivos ( obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.
Unesco divide patrimônio em três tipos: culturais, naturais e mistos. Brasil tem 18 patrimônios reconhecidos pela Unesco.
Bens materiais podem ser edifícios, monumentos, obras de arte; e os bens imateriais, são elementos como a dança, a música. Se o patrimônio cultural desaparecesse ficaria difícil contar as tradições e a história de uma cultura. Por isso, a sua preservação é importante para a conservação da memória de um lugar ou povo.
O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Entre os tipos de bens patrimoniais estão:equipamentos e máquinas;matérias-primas;estoque;equipamentos de escritório;imóveis;móveis e mais.
Do patrimônio cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. ...
Como calcular seu patrimônio líquido? O patrimônio líquido (PL) de um indivíduo é igual a seus ativos (A) menos os seus passivos (P), ou seja, PL = A – P. Como citado acima, esse cálculo é o resultado do quanto uma pessoa possui em bens e direitos menos o que ela tem em dívidas ou financiamentos.
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
Patrimônio histórico material é formado por um conjunto de bens culturais classificados em cinco tipos: arqueológico , paisagístico e etnográfico ; histórico, belas artes e artes aplicadas.
Os componentes do Patrimônio são os Bens, Direitos e Obrigações. Enquanto os bens e direitos são considerados ativos, as obrigações são consideradas o passivo de uma entidade.
Os direitos são, de certa forma, uma categoria de bens, entretanto, diferente daqueles, eles não dizem respeito a um item que a empresa ou a pessoa já possua. Direitos, na Contabilidade, se referem a algo que o indivíduo ou a entidade ainda está para receber.
Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível. No universo contábil, diferenciar corretamente os bens é fundamental para a montagem de demonstrativos e para a própria prestação de contas.
Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto que o crédito é a fonte do débito. Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no lado esquerdo das contas, e os créditos, no lado direito. ...
Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.
O que determina se um bem cultural é ou não patrimônio histórico cultural são a sua relevância histórica para a formação identitária da cultura de um povo e a importância da preservação desse bem para a consequente manutenção cultural daquele povo.
A Cultura Material e Imaterial representam os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo. ... Ambas possuem aspectos simbólicos, posto que carregam a herança cultural de determinado povo, ao mesmo tempo que promovem sua identidade.
Como dividir arquivos em pastas?
Como conseguir moedas para troco?
O que colocar no mural de avisos da empresa?
Como organizar o seu tempo no dia a dia?
Como interpretar o comportamento de uma ex nas redes sociais?
O que é um cronograma de estudo?
Como organizar em cima da pia de cozinha?
Como colar fita de LED no móvel?
Como instalar uma impressora Epson L1300?
O que quer dizer Pós-operatório?
É correto falar Pós-graduando?
Como se escreve Catedral de Notre Dame?
Quando apresentar Queixa-crime?
Como entender o que as pessoas falam?