Estabelecidos pela Constituição Federal, os duodécimos são repasses financeiros do Executivo ao Legislativo, ao Judiciário e a outros órgãos, em cada uma das esferas de poder. Trata-se de uma contribuição mensal obrigatória, que tem seu cálculo baseado na previsão da receita de arrecadação líquida referente ao ano.
O QUE SIGNIFICA DUODÉCIMO? É a repartição em 12 do valor a ser repassado à Câmara Municipal, durante todo o ano (exercício financeiro: 01 de janeiro a 31 de dezembro). Assim, cada mês recebe 1/12 (um doze avos) do total previsto.
O valor do repasse do duodécimo é baseado na arrecadação de algumas receitas do exercício anterior à competência atual. Porém, em alguns casos, os Municípios ainda não dispõem dos dados fechados de arrecadação das receitas que entram como base de cálculo.
V - 4% (quatro por cento) para Municípios com população entre 3.000.001 (três milhões e um) e 8.000.000 (oito milhões) de habitantes; VI - 3,5% (três inteiros e cinco décimos por cento) para Municípios com população acima de 8.000.001 (oito milhões e um) habitantes.
Atualmente, a Constituição determina que o Executivo entregará todo mês para o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública 1/12 da despesa prevista para o órgão para o ano. Essa regra é chamada de duodécimo constitucional.
Como as verbas de órgãos públicos vêm de impostos e estes são centralizados na conta da prefeitura, o que o Executivo faz é repassar o valor que é da Câmara, conforme rege a constituição em seu artigo 168.
O total da despesa com remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de 5% da receita orçamentária do Município. A folha de pagamento da Câmara não pode superar 70% de sua receita de sua receita.
VI - 3,5% (três inteiros e cinco décimos por cento) para Municípios com população acima de 8.000.001 (oito milhões e um) habitantes. § 1º A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.
Como as verbas de órgãos públicos vêm de impostos e estes são centralizados na conta da prefeitura, o que o Executivo faz é repassar o valor que é da Câmara, conforme rege a constituição em seu artigo 168.
Os vereadores recebem pagamento por sua atuação. Este pagamento chama-se subsídio (e não salário).
Duodécimoé um adjetivo ou substantivo masculino que classifica algo ou alguém que ocupa o décimo segundo lugarem uma série. Também pode ser uma fraçãoque indica a décima segunda parte de alguma coisa. O ano civil está dividido em duodécimos, conhecidos como meses, que são doze. A palavra duodécimo tem origem no latim duodecimu.
O pagamento em duodécimos foi desde 2013 uma prática comum em Portugal. Os trabalhadores dos setores públicos e privado e também reformados viram o pagamento dos subsídios de férias e de Natal serem fracionados, ou seja, pagos em partes ao longo do ano, juntamente com o rendimento mensal (salário ou reforma).
Só em 2018 é que o pagamento deverá voltar a ser feito por inteiro aos trabalhadores públicos e pensionistas nas datas previstas na lei (novembro e dezembro). Funcionários do setor privado. Podem optar por receber 50% dos subsídios em duodécimos e os restantes 50% nos meses habituais ou recebê-los por inteiro nas datas habituais.
Tal como aconteceu já em 2018 na função pública, caso opte por não receber em duodécimos, saiba que vai notar a diferença e pode ser considerável. O corte no rendimento mensal pode variar entre 41 euros e 89,72 euros para salários de 1.500 euros.
Qual a maior araucária do mundo?
Como saber se tenho falta de magnesio?
Quais as habilidades mais exigidas pelo mercado de trabalho atual?
Como abrir o Windows Defender Pelo executar?
O que é trabalhar por comissão?
Quem tem TDAH pode ser agressivo?
O que é bom para puxar inflamação?
Quais são os direitos transindividuais?
Quais são as plantas mais comuns?
Quais doenças são isentas de carência no INSS?
Qual transferência cai na hora?
Como aumentar limite Mercado crédito?
Qual é a coisa mais rara do FF?
Quais funcionalidades são essenciais para um bom software contábil?
Quais os tipos de moldes e matrizes?