Operador de mimeógrafo Isso era muito usado para provas e apostilas que deveriam ser entregues aos alunos. Quando o professor não tinha tempo de preparar isso tudo, um profissional especializado o fazia: era o operador de mimeógrafo, que preparava os originais e fazias tantas cópias quanto necessário.
Antes da fotocopiadora se popularizar, o sistema de cópia mais comum nas escolas era o mimeógrafo, cujo processo de impressão funcionava da seguinte maneira: o texto era escrito sobre uma folha chamada estêncil, que continha carbono, e aparecia na outra face do papel.
Ele funcionava com a ajuda de uma manivela. O professor escrevia os exercícios numa folha especial, conhecida por estêncil ou matriz, que continha carbono. O texto, então, aparecia do lado oposto do papel. Com a parte escrita voltada para cima, a folha era colocada no entorno do rolo que compõe o mimeógrafo.
Conheça estas 8 profissões do passado que não existem mais
Telefonista
Telefonista. Depois que o telefone foi inventado, em 1876, o mundo nunca mais foi o mesmo. No início, porém, a pessoa não conseguia ligar diretamente para outro aparelho, era preciso que alguém realizasse essa conexão — o telefonista.
Papéis que foram reproduzidos em grande quantidade por um objeto antigo chamado mimeógrafo, que foi substituído pelas máquinas de xérox. Os papéis foram mimeografados e estão cheirando álccol.
Quais são os tipos de sanções administrativas?
Quais são as melhores varinhas de Harry Potter?
O que o energético faz com o coração?
Qual a melhor cor para combinar com cinza?
Como fazer o fechamento do desenvolvimento?
Qual o melhor método de coloração para identificação de Cryptococcus?
O que é oração subordinada substantiva exemplos?
Qual é o signo lunar de câncer?
Qual o papel de Agnes Brichta na novela?
Quando foi construída a Capela Sistina?
Quem ganhou a Prova da Fazenda ontem 2021?
Quais eram as cores da bandeira republicana?