OpenStack é um software de código aberto, capaz de gerenciar os componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas. Assim como o sistema operacional gerencia os componentes de nossos computadores, o OpenStack é chamado de Sistema Operacional da Nuvem, por cumprir o mesmo papel em maior escala.
O OpenStack é uma plataforma open source que usa recursos virtuais agrupados para criar e gerenciar nuvens públicas e privadas. As ferramentas que abrangem a plataforma OpenStack, chamadas de "projetos", lidam com os serviços essenciais de cloud computing: computação, rede, armazenamento, identidade e imagem.
O Openstack se baseia nos princípios de entrega de serviços sob demanda de três principais pilares: computação, redes e meios de armazenamento. É um projeto muito recente e que tem revolucionado o método de entrega de infraestrutura.
Se formos seguir os passos descritos no guia de instalação, será necessário fazer o download de um ISO do CentOS, instalar e seguir os 4 passos do processo: Pré-requisitos, desativando SELinux, Firewalld e NetworkManater. Instalação do Repositório da versão do OpenStack. Instalação do Packstack.
Use o comando abaixo para instalá-lo antes do OpenStack. Uma vez instalado, abra o seu navegador e use o link abaixo para acessar o OpenStack (lembre-se de substituir ip-do-servidor pelo endereço ip real do seu servidor). Nota: o usuário padrão é admin e sua senha é colocada no arquivo /root/keystonerc_admin.
42 curiosidades que você vai gostar
Nuvem híbrida refere-se ao uso combinado de plataformas de nuvem privada e pública. O termo pode se referir a uma combinação de soluções de nuvem que operam em conjunto no local e fora do local para fornecer serviços de computação em nuvem a uma empresa.
Uma nuvem privada fica dentro da infraestrutura de uma empresa, como a intranet ou um data center. Já a nuvem pública, como o próprio nome sugere, vai além das paredes de uma empresa. Ela pertence e é operada por um terceiro que a fornece pela internet.
A nuvem híbrida mescla os outros dois modelos, tendo características tanto da nuvem pública quanto da privada. Isso permite que as empresas aproveitem as vantagens das duas opções ao mesmo tempo. Em teoria, a nuvem híbrida seria o melhor modelo para qualquer negócio, pois oferece uma lista extensa de recursos.
Nuvem Híbrida é um ambiente computacional que associa computação em nuvens públicas e computação em nuvens privadas, permitindo que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Cada plataforma desempenha funções distintas dentro da mesma organização.
PaaS — Plataform as a Service
Poucas pessoas de negócios irão interagir com um PaaS, sigla para Plataforma como Serviço, já que é uma tecnologia voltada, principalmente, para desenvolvedores e profissionais de criação de sistemas.
A chave para um futuro híbrido, no qual as experiências mediadas pela tecnologia e as nossas atividades de trabalho presenciais sejam harmonicamente integradas, está na junção entre a comunicação e a tecnologia.
A nuvem privada é um modelo de implantação em nuvem sob demanda em que os serviços e a infraestrutura de computação em nuvem são hospedados de maneira privada, geralmente na própria intranet ou data center de uma empresa, por meio de recursos proprietários que não são compartilhados com outras organizações.
Uma nuvem pública é um modelo de implantação em nuvem no qual a infraestrutura e os serviços de computação sob demanda de um provedor terceirizado são compartilhados entre várias organizações usando a Internet pública.
Os exemplos mais comuns de nuvem pública são o Google Cloud Platform (GCP), Microsoft Azure e Amazon Web Services (AWS). No caso do Azure e AWS, os serviços são importados, uma vez que os provedores fazem a cobrança via cartão de crédito internacional, em dólar.
Nuvens públicas são ambientes de nuvem geralmente criados em uma infraestrutura de TI que não é de propriedade do usuário final. Alguns dos maiores provedores de nuvens públicas são: Alibaba Cloud, Amazon Web Services (AWS), Google Cloud, IBM Cloud e Microsoft Azure.
A grande sacada desse modelo de cloud computing está na divisão da infraestrutura entre vários clientes, o que acaba diluindo o custo de aquisição e manutenção dos servidores e data centers. O resultado é uma assinatura mais em conta para todos.
Existem três tipos de armazenamento em nuvem: público, híbrido e privado.
As nomenclaturas IaaS, PaaS e SaaS referem-se ao modelo de disponibilização de soluções em nuvem. Os termos significam respectivamente: IaaS – infrastructure as a service (infraestrutura como serviço), PaaS – plataform as a service (plataforma como serviço) e SaaS – software as a service (software como serviço).
O que se entende por independência da Índia?
Como habilitar histórico do agendador de tarefas?
Como foi regulamentado o trabalho de empregados domésticos?
Como hidratar o cabelo depois de fazer relaxamento?
O que quer dizer habilitar Pro?
Por que ocorreu a Conjuração Mineira?
Qual o melhor creme de hidratação da Skala?
Qual melhor hidratação depois da progressiva?
Como ir de Ouro Preto para Lavras Novas de ônibus?
Como alterar o navegador do Excel?
Como mudar o nome de um disco local?
Tem como trocar o idioma do The Sims 4?
Como mudar o idioma do Assassins Creed?
Como mudar o nome do usuário de uma Página?
Como alterar instalação na Enel?
Como mudar o nome do usuário no Windows?