Omeprazol é um medicamento protótipo da classe dos inibidores da bomba de protões, que diminuem a secreção gástrica alterando a atividade da H+/K+-ATPase. Fora até a década de 80 o remédio dessa família mais receitado quotidianamente. É um pó branco ou quase branco, muito pouco solúvel na água.
O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.
O que é o omeprazol? Trata-se de um medicamento que faz parte do grupo dos inibidores da bomba de prótons cuja ação é reduzir a produção de ácido no estômago.
Uso excessivo do remédio omeprazol pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose, anemia e até demência.
Omeprazol Magnésico deve ser administrado por via oral, pela manhã, ingerindo os comprimidos inteiros com meio copo de líquido (água). Omeprazol Magnésico pode ser administrado com ou sem alimentos. O comprimido não deve ser partido, mastigado ou esmagado.
35 curiosidades que você vai gostar
A dose usual é de 20 mg por via oral, 1 vez ao dia, durante 4 semanas, sendo que, em alguns casos, pode ser necessário um período adicional de 4 semanas. Nos pacientes com esofagite de refluxo grave recomenda-se a dose diária de 40 mg, por um período de 8 semanas.
Como tomar – Posologia
O omeprazol deve ser tomado, de preferência, em jejum, pois é neste momento que as células parietais apresentam o maior número de bombas de prótons em repouso, aptas para serem inibidas.
Omeprazol causa câncer
O Ministério da Saúde afirma que o remédio utilizado para gastrite, úlcera e refluxo não tem uma relação direta de causa e efeito com o câncer. Essa mentira passou a ser compartilhada devido a um estudo que constatou uma correlação entre o omeprazol e a doença.
Este estudo foi bastante discutido e criticado, e o consenso é o que o omeprazol pode ser usado de forma contínua em situações como, por exemplo, a manutenção dos pacientes com refluxo gastroesofágico. Sempre discuta com seu médico a conveniência ou não de manter o uso contínuo.
Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.
Para finalizar o horário adequado para utilizar o omeprazol e a ranitidina é pela manhã em jejum, se alimentando após um intervalo de 30 minutos, mas há situações que os utilizamos à noite, de preferência trinta minutos antes do jantar. Procure seu médico.
Os popularmente chamados “protetores” gástricos são medicamentos utilizados para diminuir a produção de ácido pelo estômago e, deste modo, reduzir a dispepsia.
No total, os autores analisaram os resultados de 87 trabalhos. Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”.
Os sintomas costumam melhorar ainda na primeira semana, a cicatrização da mucosa pode demorar até 8 semanas.
Quanto tempo demora para fazer efeito? Normalmente, o omeprazol produz uma melhora rápida dos sintomas, dentro de poucos dias. Entretanto, feridas como úlceras e inflamação na parede do esôfago e estômago, podem levar até 8 semanas para cicatrização completa.
Nunca deve parar de tomar os inibidores de bombas de protões de forma repentina, pois os sintomas podem voltar e ainda mais fortes. O aconselhável é reduzir a dose para metade nas duas primeiras semanas. Se está a tomar um comprimido por dia passe a tomar dia sim, dia não, durante duas semanas.
O pantoprazol pode ser usado por tempo prolongado desde que indicado por um médico e acompanhado, pois como qualquer outro medicamento ele não é isento de efeitos colaterais.
O uso de inibidores da bomba de prótons (omeprazol, por exemplo) e de antagonistas do receptor H2 da histamina (cimetidina, por exemplo) pode levar à deficiência de vitamina B12 no organismo, o que em alguns casos pode desencadear demência.
O uso prolongado de medicamentos como omeprazol, pantoprazol e esomeprazol, que são usados no tratamento de doenças gastrointestinais, pode aumentar em 2,4 vezes as chances de desenvolver câncer de estômago.
Aspirina, diurético e omeprazol são associados a câncer em novos estudos - 06/02/2019 - Equilíbrio e Saúde - Folha.
Após um ano de uso de um medicamento como Omeoprazol, Pantoprazol ou lansoprazol, a probabilidade do paciente desenvolver câncer de estômago aumentou cinco vezes. Após três anos ou mais de uso contínuo, o risco aumentou para oito vezes.
O ideal é que seja tomado 15 minutos antes da refeição, explica o cirurgião do sistema digestivo Fábio Atuí. Se você esqueceu, também pode tomar junto com a refeição, mas o ideal é sempre antes. O medicamento tem aprovação dos órgãos internacionais e nacional para ser usado por uso prolongado.
Para que serve Omeprazol
É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino) e refluxo gastroesofágico (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago).
Cada dose deve ser tomada duas vezes ao dia, de manhã e à noite, antes das refeições. Os pacientes devem ser instruídos para engolir cada cápsula ou comprimido inteiro. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do médico.
O ideal é seguir a recomendação como escrito na receita do seu médico, o Omeprazol pode ser usado tanto os 2 comprimidos pela manhã em jejum, quanto 1 comprimido a cada 12 horas, isso depende da indicação clínica, ou seja, depende dos sintomas relatados por você em consulta com seu médico.
Como saber se tenho visão monocular?
Como salvar um documento digitalizado?
O que é preciso para protestar um título?
Como não perder o interesse por uma pessoa?
Como lavar o banheiro perfeitamente?
Tem que lavar o peixe para temperar?
Como descobrir se alguém é interditado?
Pode lavar o olho com shampoo?
Como lavar o processador de alimentos?
Como fazer lavagem no ouvido com soro fisiológico?
Como tirar manchas de sabão em pó do carro?
O que é um item fantasma e qual sua utilidade no MRP?
Pode usar lysoform nas roupas?