Oferenda, nas religiões afro-brasileiras, é um sacrifício ritualístico, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual.
Oferenda votiva — objeto deixado em lugar sagrado por motivos ritualísticos. Oferendas nas religiões afro-brasileiras — abate-ritual, comida-ritual, despacho, ebó, limpeza de corpo.
Como o próprio nome já diz, as oferendas consistem em oferecer aos orixás alimentos como forma de manter o elo entre os fiéis com Deus, além do pedido de proteção. O abate animal ou sacralização religiosa também se insere nas formas de agradecimento aos orixás pelos feitos.
RIO — Quem passa pela Avenida Edson Passos, no Alto da Boa Vista, já deve ter notado a quantidade de oferendas com flores e comida deixadas junto às árvores e nas margens do rio. Conhecido como Curva do S, o espaço será oficialmente destinado à prática de religiões afro-brasileiras como a umbanda e o candomblé.
Prato – As comidas prediletas do orixá reverenciado como pai da criação são o inhame cozido com mel, a canjica branca e o arroz com mel.
Candomblé é uma religião afro-brasileira derivada de cultos tradicionais africanos, na qual há crença em um Ser Supremo (Olorum, Mawu, ou Zambi, dependendo da nação) e culto dirigido a forças da natureza personificadas na forma de ancestrais divinizados: orixás, voduns ou inquices, dependendo da nação.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja.
– A oferenda possuirá também um pouco da sua energia, por isso ela é única e tão importante.
Está certo quando dizemos que uma oferenda é um presente, porém está errado quando se acha que uma oferenda se faz “só” para o demônio. Quem quiser cultuar demônios que cultue e faça suas oferendas, mas não generalizem: oferendas são dadas para todo tipo de entidade, divindade, anjos, deuses, natureza, elementares, espíritos, o que você imaginar.
Em vez de “despacho” ou “entrega”, umbandistas preferem “oferenda”. A prática é uma maneira de entrar em contato com os orixás (espécie de deuses) e com os guias (entidades mais próximas dos humanos). Em geral, serve para pedir algo, agradecer ou manter conexão com o mundo espiritual – o exemplo mais famoso disso são as entregas no mar a Iemanjá 1.
Calma, antes que você pense que uma oferenda é um presente para “o demônio” (como já ouvi por aí) preciso dizer que você está certo e errado. Está certo quando dizemos que uma oferenda é um presente, porém está errado quando se acha que uma oferenda se faz “só” para o demônio.
Como Desencardir fronhas coloridas?
Quais são os temas integradores da Bncc?
Quais elementos caracterizam o empirismo de Hume?
Como se iniciou a conservação de alimentos?
É possível emitir um RPA e trabalhar de carteira assinada?
Qual CFOP de devolução de compra para industrialização?
Quanto vale 1 milha Tudo azul?
O que não é considerado empresário?
Qual o significado de 3 anos de namoro?
Como fazer chá de canela em pó para menstruação descer?
O que é uma organização financeira?
Quem pode se defender sem advogado?
Onde pode trabalhar um mediador?
Onde fica Nazaré nos dias de hoje?
O que significa sensação de morte?