O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. O volume tem unidades de tamanho cúbicos. Então, o volume de uma caixa de comprimento T, largura L, e altura h, é:
{displaystyle V=Tcdot Lcdot h}
Sua unidade no Sistema internacional de unidades é o metro cúbico.
O volume de um objecto é a medida que quantifica o espaço por ele ocupado. O caso mais simples, consiste num cubo sólido, em que o seu volume é dado por l × l × l, onde l é o comprimento da aresta do cubo.
A medida de volume no sistema internacional de unidades (SI) é o metro cúbico (m3). Sendo que 1 m3 corresponde ao espaço ocupado por um cubo de 1 m de aresta. Neste caso, o volume é encontrado multiplicando-se o comprimento, a largura e a altura do cubo.
A fórmula é V = c * l * a, onde V = volume, c = comprimento, l = largura e a = altura.
São elas: quilômetros cúbicos (km³), hectômetros cúbicos (hm³), decâmetros cúbicos (dam³), metros cúbicos (m³), decímetros cúbicos (dm³), centímetros cúbicos (cm³), milímetros cúbicos (mm³).
39 curiosidades que você vai gostar
O volume é o espaço que é ocupado por alguma substância, é a determinação de qual volume pode ser ocupado dentro de um objeto ou de espaço. É importante saber que o volume pode ser calculado para recipientes ou estruturas que tenham determinados formatos, como é o caso de cubos, cilindros ou pirâmides.
Volume pode ser definido como o espaço ocupado por um corpo, ou a capacidade que ele possui de comportar uma substância. Podemos calcular o volume através da multiplicação do comprimento x largura x altura.
Volume (V): é o espaço ocupado por um corpo. No SI, a unidade-padrão de volume é o metro cúbico (m3). Mas, em Química, são muito utilizados o litro (L) e o mililitro (mL).
O metro cúbico nada mais é do que uma forma de calcular a quantidade ou volume cabível em algum recipiente ou espaço.
A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela dá a medida da inércia ou da resistência de um corpo em ter seu movimento acelerado. Ela também é a origem da força gravitacional, atuante sobre os corpos no Universo.
Tempo pode ser definido como uma sucessão de anos, dias, semanas horas, minutos etc. Uma passagem contínua de existência em que os eventos passam de um estado e potencialidade no futuro, através do presente, a um estado de finalidade no passado. Momento ou ocasião para que as coisas se realizem.
Quando falarmos em volume, estamos nos referindo ao espaço que um corpo é capaz de ocupar. Mas ao falar de capacidade, estamos nos referindo ao volume de líquido que pode ser acomodado dentro do recipiente.
O metro cúbico (símbolo: m 3) é uma unidade de medida de volume equivalente a mil litros. É o padrão no Sistema Internacional de Unidades e é derivado do metro, sendo equivalente ao volume de um cubo com arestas de 1 metro.
1 – Calculando o volume de concreto para uma laje maciça
No exemplo citado, a área da laje é calculada 5,0 x 5,0, que resulta em 25m² e espessura de 0,12m. Para calcular o volume de concreto, multiplica-se 25,0 x 0,12, resultando em 3,0. Com isso, descobrimos que o volume necessário para concretar a laje será 3m³.
A quantidade de cimento, areia, brita e água necessária para produzir 1 m³ de concreto. Por exemplo: Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.
Massa e volume são grandezas distintas que se relacionam pela densidade dos corpos. O volume de um corpo é o espaço que ele ocupa. Nesse espaço, pode haver mais ou menos massa, de acordo com sua densidade.
O volume é uma grandeza que indica o espaço ocupado por uma quantidade de matéria. No sistema internacional (SI), a unidade de volume é o metro cúbico (m3). Também é comum a utilização do litro (L) ou do mililitro (mL) na medida de volume. É a capacidade de ocupar lugar no espaço, toda matéria ocupa um lugar no espaço.
O volume molar, cujo símbolo é Vm, como o próprio nome indica, consiste no volume ocupado por uma mole de um gás, em determinadas condições de pressão e temperatura.
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³.
Segure a tecla "Alt". Digite "0179" no teclado numérico para inserir o símbolo ao cubo.
O símbolo do litro é uma exceção a essa regra, sendo aceito L (maiúscula) ou l (minúscula), a fim de evitar confusão entre o algarismo 1 (um) e a letra l (ele).
MTS – Wikipédia, a enciclopédia livre.
No que vimos acima, quando falamos de volume estamos nos referindo ao espaço ocupado por um corpo, e quando falamos em capacidade estamos nos referindo ao volume de líquido que pode ser colocado dentro desse corpo (recipiente).
As principais medidas de capacidade usadas no dia a dia são o metro cúbico e o litro. Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros.
A quantidade máxima de uma substância, que um objeto pode conter, é conhecida como sua capacidade. O volume de uma substância é a medida do espaço coberto por ela. Por outro lado, a capacidade de um objeto nada mais é que a quantidade de espaço, interior ao objeto que pode ser preenchido.
Como funciona o desconto do PAT?
Qual a importância de garantir acessibilidade para todos?
Qual é o poder do Homem Aranha?
Qual a diferença do Tai Chi Chuan?
Qual o maior avião de carga do mundo?
Qual elemento 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p4?
Como comprovar vínculo afetivo?
Quanto custa uma consulta com médico particular?
Quantos cavalos tem Onix 1.0 turbo?
Qual o significado de ser canhoto?
Como é feito a primeira quimioterapia?
Pode tomar anticoncepcional para parar a menstruação?
Como se inscrever no programa Operação trabalho 2022?
O que precisa para entrar no Louvre?
Quanto à empresa pode descontar do funcionário?