de 5 a 10 horas
- Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.
Assim, como podemos concluir dessa definição, a medida do tempo de pega se faz com a utilização da agulha de Vicat. Essa agulha tem o formato cilíndrico, seção circular de 1 mm² e é aplicada sobre a pasta de consistência normal.
Também define no item 3.1 o conceito de tempo de inicio de pega: “É, em condições de ensaio normalizadas, o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância de (4 ± 1) mm da placa base”.
O início da pega do concreto é o momento em que, após a adição de água, começam as reações químicas de cristalização do cimento que culminam no endurecimento e na solidificação da mistura.
SIGNIFICADO DE PEGA Implica na solidificação da pasta plástica de cimento. O começo da solidificação chamado início de pega marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável.
O início de pega depende o constituinte de pega mais rápida, e o endurecimento, do mais lento. Do ponto de vista prático, a pega do gesso se encerra em até 45 minutos mas o mesmo continua ganhando resistência por até 20 horas.
O ensaio padrão para determinação dos tempos de pega é realizado usando o teste de penetração de uma agulha. O ensaio é realizado quase universalmente com o aparelho de Vicat, que mede a resistência de uma pasta de cimento à penetração de uma agulha, com massa padrão.
Tempo de fim de pega é o tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, necessário para uma argamassa atingir a resistência à penetração igual a 27,6 Mpa.
O período inicial de solidificação da pasta é chamado de pega. Denominamos de início de pega o momento em que a pasta começa a endurecer, perdendo parte de sua plasticidade e fim de pega o momento em que a pasta se solidifica completamente, perdendo toda sua plasticidade.
A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento.
Assim, como podemos concluir dessa definição, a medida do tempo de pega se faz com a utilização da agulha de Vicat. Essa agulha tem o formato cilíndrico, seção circular de 1 mm² e é aplicada sobre a pasta de consistência normal.
Esta Norma MERCOSUL estabelece o método de determinação do tempo de pega da pasta de cimento portland utilizando o aparelho de Vicat. 2 Referências normativas As seguintes normas contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem requisitos desta Norma MERCOSUL.
Na prática, os tempos de pega referem-se às etapas do processo de endurecimento, solidificação ou enrijecimento do cimento e, em consequência, do concreto. Também são utilizados os termos perda de plasticidade, perda de trabalhabilidade ou ainda cristalização para o entendimento destes tempos.
Nos manuais de concreto é muito comum a referência aos tempos de pega e em todo ensaio de cimento chega a ser quase obrigatória a determinação destes tempos. A norma brasileira NBR NM 65:2003 - Cimento Portland – Determinação do tempo de pega, utiliza a pasta de consistência normal (NM 43:2002) e o aparelho de Vicat.
O que é cenário é o que é cenografia?
Quanto tempo pode durar o amarelão?
Qual o índice de Basileia ideal?
Qual foi o contexto histórico do Barroco na Europa?
Qual melhor livro para se ler?
Em que situação ocorre a mitose?
Quanto custa a hora de uma roçadeira?
Quais são os níveis de prevenção?
O que significa a sigla tu na medicina?
O que é a padronização de uma solução?
Como limpar caixa de mensagens?
O que é etiqueta profissional e qual seus valores dentro do ambiente empresarial?
Qual é a palavra correta mormaço ou mormaço?