Cenário ou Cenografia? É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história.
A cenografia é derivada da junção entre a arquitetura, a decoração de interiores e o teatro, a cenografia busca integrar iluminação, sonorização, decoração para criar ambientes e provocar sensações.
Em linhas gerais, cenografia é a ambientação de um espaço a partir de elementos visuais como decoração, acessórios e iluminação. Essa arte tem suas raízes no teatro e, embora ainda seja muito associado às artes cênicas, seus conceitos extrapolam essas barreiras.
Tipos de cenáriosUma estrutura cenográfica tem diferentes peculiaridades que funcionam como modelos dentro de cada gênero. O estilo vai depender da visão do diretor, do espaço físico e do orçamento. ... Reprodução. Cenário que reproduz um lugar exatamente como ele é. ... Representativo. ... Fantasia ou futurista. ... Simbólico.
Atualmente o termo Cenografia, fruto da evolução do conceito, é um vasto campo de trabalho que aglutina a abordagem anglo-saxónica, caracterizada pelo Design de Cena, inclui todos os elementos que contribuem para estabelecer atmosfera e um sentido para a imagética do espectáculo, o cenário, a iluminação e o figurino ...
28 curiosidades que você vai gostar
O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo. Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção.
A palavra cenografia, do grego skenenographie (skènè-grapheins), o que na tradução literal seria “desenho da cena”, teve origem e reconhecimento na antiga Grécia, embora se acredite que o teatro tenha suas origens no período primitivo e que a cenografia tenha surgido com as representações teatrais.
Bablet divide o espaço cênico em três espaços que coexistem: o espaço físico (real e material pré-existente), o espaço conceitual (o significado da obra) e o espaço percebido pelo espectador (materializado nos cenários e objetos cênicos) (BABLET, 2001).
Os cenários são ferramentas utilizadas para a análise do ambiente externo, projetando possíveis situações futuras, auxiliando na elaboração da estratégia para a organização.