Fenotipar o sangue de doadores frequentes significa identificar mais características além dos conhecidos subgrupos ABO e fator Rh — que, juntos, formam o popularmente chamado tipo sanguíneo, como AB positivo ou O negativo, por exemplo.
“Temos no Hemorio portadores de anemia falciforme que já tomaram mais de 200 transfusões. Quanto é feita essa troca, há mais chance de que eles desenvolvam anticorpos. Isso acontece porque nossas hemácias são muito diferentes de uma pessoa para outra. Isso se chama fenotipagem.
§ 1º São doadores inaptos definitivos aqueles que referem enfermidades atópicas graves, como asma brônquica grave e antecedente de choque anafilático. § 2º Os tratamentos dessensibilizantes contraindicam a doação até 72 (setenta e duas) horas depois da última aplicação.
Portadores do traço falciforme (presença de hemoglobina S associada à hemoglobina A no exame de eletroforese de hemoglobina, característico de familiares de pacientes portadores de anemia falciforme ou drepanocitose) podem doar sangue normalmente.
Já a fenotipagem refere-se a uma testagem mais ampla dos vários grupos sanguíneos. Geralmente, as pessoas conhecem apenas os grupos ABO e RH positivo ou negativo, mas existem muitos outros que não são pesquisados nas transfusões de quem não transfunde seguidamente.
Dentre os diversos produtos originados do sangue total, existem aqueles chamados desleucocitados. São concentrados de hemácias e plaquetas que passam pelo processo de remoção dos leucócitos.
A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos do sangue. Trata-se de uma proteína globular com estrutura quaternária que apresenta quatro subunidades polipeptídicas. Cada subunidade possui ainda um elemento não polipeptídico chamado de grupo heme.
Entre todas as possíveis combinações, o sangue Rh nulo é o mais raro. Um tipo de sangue é Rh nulo quando seus glóbulos vermelhos não tem nenhum tipo de antígeno Rh.
Confrontar a pessoa que não gosta e dizer o que exatamente o incomoda nela, pode fazê-la repensar a forma como age. “Na maioria das vezes, as pessoas são completamente alheias à como o seu comportamento atinge os demais, e trazer isso a tona pode ser o incentivo pra elas mudarem suas ações”, indica a especialista Ruth.
O que fazer se você está em um emprego do qual não gosta – ou odeia -, mas não pode simplesmente jogar tudo para o alto? Qualquer que seja a razão, você está ‘preso’ ao trabalho – seja porque precisa pagar o aluguel e as contas, ou porque enviou dezenas de currículos, mas não recebeu resposta alguma.
Um dos motivos porque as pessoas gostam de serem as portadoras das “novidades” é a sensação de poder que possuir uma informação pode oferecer. Então quando o fofoqueiro chegar, a dica é: não participe da fofoca. Mesmo que seja somente um ouvinte passivo, o ideal é se afastar.
Como funcionam os hemisférios cerebrais?
Tem como fazer alterações em um arquivo PDF?
Como funciona o procedimento do CAT?
Como transformar uma imagem em 300 dpi no Photoshop?
Como funciona um higrômetro analogico?
Como funciona uma bolsa de pesquisa?
Como se calcula o CET de um financiamento?
Quanto um streamer ganha na Booyah?
Como funciona o licenciamento digital?
Como conseguir fornecedor de papelaria?
Como criar Quebra-cabeças online?
O que é necessário para montar um ateliê?
Como fazer altar da prosperidade?