Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere. ... Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem.
Por referente, entende-se a entidade extralinguística que é identificada por um nome comum especificado por um artigo definido ou um demonstrativo («a maçã», «esta/essa/aquela maçã»), por um pronome pessoal (eu, tu, ele/ela, etc.) ou por um nome próprio (Raquel, João, Maria, etc.).
O referente também é chamado de contexto. Isto é, é o assunto que é tratado no conteúdo que compõe a mensagem. O referente, assim como o código, deve ser compartilhado entre o emissor e o receptor. Isto porque o contexto também pode ser constituído pelo espaço e tempo do falante.
Na construção de um texto, a progressão textual (sequenciação) diz respeito aos procedimentos linguísticos, por meio dos quais se estabelecem, entre os seus segmentos, diversos tipos de relações semânticas e de atividades formulativas que introduzem no texto recorrências que enfatizam a continuidade da interpretação.
Contexto é o conjunto de elementos físicos ou situacionais que ajudam o receptor da mensagem a compreendê-la. Esses elementos caracterizam o texto, que é uma comunicação de ideias expressas através de palavras escritas. ... A esse conjunto de elementos, dá-se o nome de contexto.
O referente é o objeto,situação a qual a mensagem se refere(nele se encontra o receptor e o emissor). Resumindo, Mensagem são as informações transmitidas e referente é a situação que a mensagem se refere.
Os referentes tendem, portanto, a variar em função das pessoas que falam e dos contextos em que falam. Referência pode ser sinónimo de referente , mas também designa a propriedade de as expressões linguísticas identificarem coisas, animais e pessoas do mundo extralinguístico.
Consideram-se dois tipos de referência: a) referência exofórica: uma expressão linguística refere directamente em relação à situação extralinguística de enunciação; b) referência endofórica: a expressão linguística aponta, não para um elemento da situação extradiscursiva, mas para um fragmento discursivo já produzido (ou a produzir). 3.
As questões relativas à referência são estudadas nas áreas da semântica, pragmática e linguística textual. 2.
A denotação de uma palavra ou expressão é o seu significado literal e estável (cf. Dicionário Terminológico *). Por exemplo, maçã significa «fruto da macieira, de forma geralmente esférica», ou seja, trata-se da definição da palavra como um conjunto de propriedades abstratas.
Qual a classificação do Recém-nascido OMS?
Como o lazer pode ser classificado?
Como se pode alterar a disponibilidade inerente de um equipamento?
Qual é o significado de vigorexia?
Como podemos calcular o resultado da multiplicação de um número por 4?
Como saber qual meu tipo de cabelo liso?
Qual é o brasão da minha família?
Como formar sílabas em coreano?
Como saber se serei Restituida?
Qual o filtro que deixa o olho azul?
Como ter um psicológico mais forte?
Como saber minha nota no IELTS?
Como saber o total dos meus Dotz?
Como ver meus pontos no Mastercard surpreenda?