Alternative splicing is a process by which the exons of the primary gene transcript are linked in different ways during RNA processing resulting in distinctive proteins. It is an important mechanism in eukaryotic gene expression that enhances proteome diversity and, therefore, the coding capacity of the genome.
Esse processamento do RNA é chamado de splicing (que ocorre no núcleo e consiste na remoção dos íntrons e união dos éxons imediatamente após a transcrição do RNA) e é bastante complexo, já que a molécula de RNA deve ser clivada em locais exatos e os éxons devem ser unidos também de maneira correta.
Após a transcrição, o mRNA passa pelo processo de remoção dos íntrons, originando o mRNA maduro, que será traduzido em proteína. Chamamos de splicing alternativo, pois nesse processo, podem ser feitas combinações, embaralhamento dos éxons, para a formação de diferentes proteínas a partir de um único gene.
Contudo, o splicing permite um processo chamado splicing alternativo, em que mais de um RNAm pode ser formado a partir do mesmo gene. Através do splicing alternativo, nós (e outros eucariontes) podemos sorrateiramente codificar mais proteínas diferentes do que temos de genes em nosso DNA.
Existem muitos de tipos de SA, que podem ser agrupados em quatro sub-grupos principais: exon skipping, seleção alternativa do sítio de splicing em 5´ e em 3´ e retenção de íntron (4).
22 curiosidades que você vai gostar
Splicing é o processo de maturação de um pré-mRNA (RNA precursor), nesse processo as regiões não codificantes (íntrons) são retiradas do pré-mRNA, que passa a conter somente as regiões codificantes (exons). ... Estima-se atualmente que erros no processo de splicing causem cerca de 10% das doenças genéticas.
Em eucariotas, a molécula de RNA resultante da transcrição tem de ser convertida em RNA mensageiro através de um mecanismo designado por processamento de RNA. Este processo consiste em dois passos: modificação das extremidades e excisão de intrões. Cada extremidade do transcrito primário, ou pré-mRNA, vai ser alterada.
O splicing alternativo permite que uma única fita de RNA mensageiro recém-sintetizada sofra diversas possibilidades de processamento, aumentando consideravelmente o número total possível de proteínas.
ANTICÓDON - Grupo de três nucleotídeos do RNA transportador. ... CÓDIGO GENÉTICO - Coleção de trincas de bases do DNA e RNA portadoras da informação genética para a síntese de proteínas. CÓDON - Trinca de nucleotídeos que codifica um aminoácido de uma proteína.
Quais são as fases dos blocos econômicos?
Quais armas o PM pode comprar?
O que é a gestão do relacionamento?
Como se chama a pintura dos índios?
Qual a madeira mais resistente do Brasil?
O que é uma camada do Photoshop?
Qual é a língua falada em Jerusalém?
Quais são as etapas do desenho?
Quem tem PMMA pode fazer Skinbooster?
Como calcular a velocidade média em km h?
Quais são os tipos de Oxum na Umbanda?
Quando vale a pena colocar dependente no Imposto de Renda?
O que é o teatro de catequese?
Qual a função da linguagem no processo de construção da comunicação?
Qual horário do depósito imediato Bradesco?