Splicing é o processo de maturação de um pré-mRNA (RNA precursor), nesse processo as regiões não codificantes (íntrons) são retiradas do pré-mRNA, que passa a conter somente as regiões codificantes (exons).
Acontece, que o "splicing" só ocorre em células eucarióticas. O "splicing" consiste na remoção de fragmentos de um RNA recém-sintetizado (chamado pré-RNA). Isso ainda se passa no núcleo (embora já haja indícios que possa se dar no citoplasma de neurônios). ... Cerca de 60% dos genes eucarióticos parecem sofrer "splicing".
O splicing alternativo é um processo pelo qual os exons de um transcrito primário são ligados de diferentes maneiras durante o processamento do RNA, levando à síntese de proteínas distintas. ... Diferentes mecanismos parecem afetar a regulação do splicing alternativo, incluindo estresse metabólico.
O splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional. Essa excisão dos íntrons do mRNA é um evento muito importante e requer uma extrema precisão das enzimas envolvidas no processo.
No núcleo, um pré-RNAm é produzido por meio da transcrição de uma região do DNA de um cromossomo linear. Esse transcrito precisa passar por processamento (splicing e adição do cap 5 e da cauda poli-A) enquanto ainda está no núcleo para que possa se tornar um RNAm maduro.
34 curiosidades que você vai gostar
Nos eucariontes, o processamento do transcrito primário que leva a formação do tRNA maduro inclui a clivagem da seqüência líder ou inicial 5 ; o splicing ou processamento de introns; a substituição do terminal 3 UU por CCA e a modificação de várias bases.
A tradução ocorre em três etapas (iniciação, alongamento e terminação), nas quais a informação presente no mRNA e organizada em codões (conjunto de 3 nucleótidos), é reconhecida pelos anticodões presentes nos tRNA s que transportam os resíduos de aminoácidos.
O splicing alternativo permite que uma única fita de RNA mensageiro recém-sintetizada sofra diversas possibilidades de processamento, aumentando consideravelmente o número total possível de proteínas.
Vantagens nas Alternativas COMOGERA MAIS DE UM tipo de molécula demRNA e, portanto, mais de uma proteina por gene, o splicing altemativo permite aos humanos produzir mais de 90 mil proteinas sem precisar manter 90 mil genes.
Quando o pensamento é positivo?
O que aconteceu com o perdigueiro?
Como o competidor pode contribuir para o sucesso do projeto?
O que é meio de prova pericial?
O que é meditação como surgiu?
Por que os pernilongos me picam tanto?
Como melhorar a imagem da TV Samsung 4k?
Como apagar a lista de filmes assistidos no Netflix?
O que é gestão de salão de beleza?
Como limitar o número de linhas Excel?
Como liberar espaço na memória da Smart TV LG?
O que fazer para melhorar a distribuição de água no Brasil?
O que é bom para limpar melissa?