Prototipagem é a arte de transferir ideias do âmbito conceitual para a realidade. É todo e qualquer objeto físico ou virtual que simula uma interação para validar uma ideia.
Prototipar – ou ação de gerar um protótipo – é criar uma representação que simula o funcionamento de uma invenção. Não é necessário que a ideia esteja em um estágio avançado para isso. Na verdade, é possível prototipar até um produto que até então só tenha uma funcionalidade, ou um tipo de interação com o usuário.
A prototipação é uma forma de visualizar a sua ideia antes mesmo de tirá-la do papel. Ela é de extrema importância para startups, uma vez que evita maiores gastos no desenvolvimento. Então a prototipação busca simular a experiência do usuário com a solução final e mostrar como serão as funcionalidades.
No processo de prototipagem, um ciclo pode ser divido em 4 fases:Planejamento: Qual o objetivo e o que queremos aprender com esse protótipo ou protótipos? ... Implementação: Desenvolvimento do protótipo ou protótipos.Mensuração: Coletar dados e feedbacks de todos os envolvidos para demonstrar o resultado do protótipo.
Por último, mas nem por isso menos importante, temos os três principais tipos de prototipagem: papel, volume e encenação.
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Protótipos em alta fidelidade buscam representar ao máximo a experiência final com a interface.
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Protótipos em alta fidelidadeDesenho: Sketch, Figma, Adobe XD.Animação: Principle, Adobe XD, Quant-ux, Atomic.io.Fluxos: InVision, Figma, Quant-ux.
Os protótipos podem ser classificados pelo tipo e pela complexidade. A primeira forma diz respeito à natureza do serviço ou produto que será testado. A segunda, ao grau de semelhança com a versão final.
Todos os processos de prototipagem rápida atualmente existentes são constituídos por cinco etapas básicas:Criação de um modelo CAD da peça que está sendo projetada;Conversão do arquivo CAD em formato STL, próprio para estereolitografia;Fatiamento do arquivo STL em finas camadas transversais;
Quais são as etapas do design thinking?Imersão. A etapa inicial, de imersão, tem como objetivo conhecer e entender a situação — problema, dor etc. ... Análise e planejamento. ... Ideação. ... Prototipação e validação. ... Implementação.
Essa divisão é importante para a delimitação da atuação de cada pessoa e para a criação de processos eficientes para solucionar cada detalhe de um problema.Imersão. ... Análise e Síntese. ... Ideação. ... Prototipagem e teste. ... Implementação.
A prototipagem é a quarta e última fase do processo de Design Thinking e tem como função validar as ideias geradas na fase anterior, a Ideação. É o momento de unir propostas, refinar conceitos e colocar a mão na massa.
Prototipagem de software é um processo interativo de geração de modelos de software que faz parte da análise do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
O que é um Protótipo:
Um protótipo não precisa se referir exclusivamente aos produtos físicos, mas também a qualquer tipo de versão preliminar de um sistema ou software de computadores que está em fase de testes, por exemplo.
As etapas para a prototipagem de papel são apresentadas a seguir.Esboce cada tela – Cada esboço da tela deve ser criativo. ... Criar cenários de usuário – Crie um cenário realista para ser executado, seja para demonstração de uma apresentação ou para que os participantes do teste tentem descobrir;
A maior vantagem da prototipagem é que ela impede que fatores (funcionalidades, processos etc) importantes sejam esquecidos. Isso também impede que suposições vazias baseadas no “eu acho…” sejam implementadas no projeto.
Realiza, na modelagem física, a escolha de recursos de software; a confecção dos módulos do sistema em Cadastro (catalogação), Classificação e Pesquisa (busca); e contribuições da TCF na facetação ilimitada e filtragem nas ocorrências de buscas, tornando as pesquisas mais precisas.
O principal objetivo do processo de Design thinking é fomentar, projetar e implantar um processo de inovação dentro de uma organização. Os pilares do Design Thinking são: Empatia. Colaboração.
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As etapas do Design Thinking são:Entender o público.Definir um alvo.Concepção.Protótipo.Teste e avaliação.
O Design Thinking é uma metodologia de design útil para resolver problemas. Sejam eles complexos (“perversos”), mal definidos ou até mesmo desconhecidos. O Design thinking procura obter, ao longo do processo, insights. Estes podem revelar maneiras novas e inexploradas de enxergar os problemas e desenvolver soluções.
O Design Thinking está ancorado em basicamente três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação.
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Os 3 pilares do Design ThinkingEmpatia. A ideia de empatia consiste em olhar um problema através do ponto de vista de quem o vivencia. ... Colaboração. ... Experimentação.
A prototipagem rápida é um método moderno de desenvolvimento de produto que permite aos engenheiros compactar cronogramas de projeto, iterando mais rapidamente para chegar a um projeto final pronto para produção.
Sendo o mais conhecido, o processo FDM é bastante utilizado nas impressoras mais simples, nas quais um filamento é adicionado camada por camada para formar a peça.
Os principais benefícios da prototipagem rápida
Isso suga o tempo. Esgota contas bancárias. E embora seja de se esperar uma “falha” no desenvolvimento do produto, os custos ainda aumentam. É por isso que a impressão 3D se tornou uma solução tão boa!
Níveis de prototipagem
O primeiro tipo comporta os protótipos estáticos, feitos em papel, enquanto o segundo tipo se refere aos protótipos interativos, desenvolvidos com aplicativos específicos. Neste trabalho é adotada a classificação de protótipo de acordo com o nível de fidelidade em relação ao produto final.
Protótipos são ferramentas que nos ajudam a testar um produto digital ou físico. Com eles, podemos avaliar a disposição dos elementos e a usabilidade, por exemplo. Mas, para cada projeto há um tipo ideal de protótipo, que pode ser de baixa, média ou alta fidelidade.
O principal objetivo dos protótipos interativos é seu uso nos testes de usabilidade do produto, para que os usuários-alvo o validem. É importante testar seu produto antes de lançá-lo no mercado para prever quaisquer problemas ou falhas.
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