A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.
Polimerização em etapas Ocorre pela condensação sequencial de grupos funcionais presentes nos monômeros, formando através das ligações sucessivas o aumento de tamanho das moléculas até que as mesmas formem uma cadeia polimérica (alta massa molar), esse aumento ocorre no decorrer do tempo da reação.
Polimerização em Massa (ou Bloco) Utiliza monômero e iniciador, sem diluente, e a reação ocorre em meio homogêneo e não há formação de sub-produtos no meio reacional.
A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização, onde a molécula inicial (monômero) se agrupa sucessivamente com outras, produzindo o dímero, trímero, tetrâmero e, por fim, o polímero.
Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero.
A união desses monômeros se dá por meio de uma reação de polimerização por adição, em que ocorre a ruptura de uma ligação pi (π) e a formação de duas novas ligações simples, o que permite a união sucessiva das moléculas do monômero. ...
Na polimerização de adição, todos os átomos do monômero são incorporados na cadeia do polímero. O ponto de partida para as reações de adição é a quebra da ligação dupla carbono-carbono (C = C) presente nos compostos orgânicos, como, por exemplo, no etileno.
A polimerização em emulsão é um processo heterogêneo na qual os monômeros encontram-se dispersos em uma fase contínua, normalmente a água pela adição de um surfatante e são polimerizados por radicais livres provenientes da decomposição de um iniciador solúvel ou parcialmente solúvel na fase contínua.
Desvantagens: ´ Reações lentas; ´ Necessidade de soluções diluídas; ´ Necessidade de remoção e recuperação de solvente: ´ Grandes dimensões dos reatores; ´ Baixo rendimento operacional.
Polimerização de adição: A adição de monômero resulta em um polímero. Polimerização de condensação: Os monómeros condensam-se para dar um polímero.
Polimerização é o nome do processo químico que resulta na formação de macromoléculas (moléculas grandes) denominadas de polímeros, mediante a combinação de ...
Assim como a formação de polietileno (um polímero amplamente utilizado em embalagens de medicamentos). Na polimerização do polietileno, moléculas de etileno (etileno) são usadas como monômeros, que possuem uma ligação π entre dois átomos de carbono.
A reação de polimerização pode ser realizada de diferentes maneiras: Na adição, há sempre um caso de quebra da ligação pi no monômero com duas valências livres na estrutura. Assim como a formação de polietileno (um polímero amplamente utilizado em embalagens de medicamentos).
Polimerização em massa: Este é o mais simples arranjo físico, onde ao monômero é adicionado o iniciador, iniciando a reação de polimerização, que pode ser caracterizada pelo aumento da temperatura e da viscosidade do meio reacional.
É possível ovular duas vezes em dias diferentes?
Como saber se a camisa e de algodão?
Como identificar uma corrosão?
Qual o nível de bilirrubina normal?
Como conseguimos captar os sons?
O que acontece quando a bobina está ruim?
Como esse estilo está atuando no Brasil hoje?
Como o som passa pelo fone de ouvido?
Como são os instrumentos são produzidos?
O que são infrações e ultrassons?
Qual o papel do sistema nervoso autônomo no equilíbrio interno do corpo humano?
Quais são as etapas de formação do solo?
Como faço para trancar minha matrícula na UFSM?
Como identificar uma pessoa que tem dupla personalidade?