Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. ... Com isso, essa lenta desagregação proporcionou a formação de sedimentos, que se mantêm aglomerados e compõem os solos. O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese.
Os elementos e as características do solo costumam seguir uma combinação de diferentes características, tais como: o tipo de rocha mãe, idade do solo, transporte de sedimentos advindos de outras áreas, presença de matéria orgânica resultante da decomposição de seres vivos, entre outras.
Também conhecido como terra preta, o solo humífero é muito fértil, uma vez que é constituído, em sua grande parte, de matéria orgânica em decomposição, que funciona como um adubo para as plantas. Esse é o solo mais recomendado para a prática da agricultura.
Cores mais avermelhadas indicam uma formação em regime climático mais seco. Cores amareladas indicam que esta formação ocorreu em um regime mais úmido. Solos com cores pálidas, acinzentadas ou com pigmentações vermelhas e amarelas ao longo do perfil indicam saturação por água.
As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.
Para fazer o preparo do solo corretamente, há alguns passos que o agricultor precisa seguir. Acompanhe. Essa técnica consiste em revirar as camadas do solo, de modo a invertê-las. Com o auxílio de um arado, o produtor revolve as camadas em uma profundidade de aproximadamente 20 centímetros.
Existem várias formas de realizar a coleta do solo. A mais convencional delas é a manual, onde devemos percorrer a área em zig-zag e retirando as amostras. Nesse caso, é comum usar o trado como ferramenta de coleta, amostrando de 15 a 20 pontos diferentes. Diferentes tipos de trado utilizados para a retiragem manual de amostras
A análise de solo deve ser utilizada, juntamente com outras informações, como um guia para as recomendações de uso de correções do solo e fertilizantes (minerais e orgânicos).
O clima e os organismos são classificados como fatores ativos e o material de origem, tempo e relevo como fatores passivos. Estes fatores atuam juntos na formação do solo e afetam as características do mesmo. Os processos de formação do solo também podem ser classificados em: processos gerais e específicos:
Qual a diferença entre teriyaki e shoyu?
O que significa a rosa vermelha na macumba?
Qual é a matéria prima de doce?
Como ocultar fotos da galeria do celular?
Quanto tempo dura um saco de carvão?
São exemplos de fatores de risco e perigo no trânsito?
O que precisa para tirar a matrícula atualizada do imóvel?
Porque tem animais que rejeitam seus filhotes?
O que acontece se eu furar um cisto?
Como se dá a participação dos cidadãos na democracia?
Quanto tempo dura um cupcake depois de pronto?
Quanto tempo dura um antecedente criminal?