A queratinização ou cornificação é o processo que transforma os queratinócitos em células córneas, achatadas e secas. Este processo é importante para a função protetora da pele.
Finamente ligados uns aos outros por desmossomas, os queratinócitos formam-se na camada mais profunda da epiderme a partir de células que se encontram sempre em divisão.
Os queratinócitos são formados na camada mais profunda da epiderme a partir de células cilíndricas que sofrem contínua atividade mitótica. Quando formadas, estas células são empurradas sucessivamente para camadas mais superficiais em decorrência da produção de novas células.
A camada mais externa de pele é conhecida como camada córnea e é onde as células mortas são regularmente depositadas. As células na camada córnea se ligam entre si através dos lipídios epidérmicos. Estes lipídios são essenciais para a saúde da pele. Eles criam sua barreira protetora e fixam a umidade.
As células (queratinócitos) são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização, que dá origem à camada córnea (camada de células mortas).
Os queratinócitos, também conhecidos como ceratinócitos, são células diferenciadas que compõem o tecido epitelial e invaginações da epiderme para a derme, como é o caso das unhas e cabelos, responsáveis pela produção de queratina.
As células da epiderme estão intimamente unidas e não existe nenhum tipo de substância intercelular entre elas. Existem quatro tipos de células na epiderme: Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina. Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele.
A derme é formada por tecido conjuntivo denso, sendo constituída por colágeno, glicoproteínas e fibras do sistema elástico. É ainda formada por duas camadas: papilar e reticular. A epiderme também reveste o corpo das plantas, ou seja, é um tecido de revestimento de folhas, raízes e caules.
O tempo de maturação de uma célula basal até atingir a camada córnea é de aproximadamente 26 dias. As camadas da epiderme estão dispostas de modo que sua superfície é relativamente plana, com exceção das áreas das pregas cutâneas, submetidas a extensões e contrações.
Diferentes partes do corpo possuem espessura diferentes de epiderme, com áreas de maior atrito, como as palmas das mãos e as solas dos pés possuindo uma epiderme mais espessa.
O que significa praticar a tolerância?
Qual é o efeito do soro caseiro no organismo?
Quais são as características das normas jurídicas?
Pode colocar o feijão no congelador?
O que fazer para não levar calote?
O que é Nutri Gloss procedimento?
Quais são os protocolos reais?
Como fazer a fundamentação da petição inicial?
Como ver contas vinculadas Microsoft?
O que plantar junto com abobrinha?
Pode fazer lavagem nasal com água em bebê?
Qual o tipo de cabelo mais comum no mundo?
É possível o controle de constitucionalidade de normas constitucionais originárias?
Qual a figura musical de maior valor?