O crescimento da cultura se acentua a partir dos 60 dias e cessa aos 120 dias após o plantio, sendo que a bulbificação inicia-se por volta dos 70 dias, intensificando-se entre dias após o plantio.
É uma planta exigente em clima, principalmente em relação a temperatura e fotoperíodo, havendo, atualmente, clones adaptados em condições específicas, cultivados nos diferentes continentes. A formação dos bulbos depende principalmente da interação desses fatores com a cultivar.
A propagação do alho ocorre exclusivamente por estruturas vegetativas denominadas bulbilhos (dentes). A ausência de órgãos reprodutivos viáveis não permite a produção de sementes botânicas verdadeiras e nem a utilização de métodos convencionais de melhoramento genético.
De acordo com Moon & Lee (1980), a formação dos bulbos em alho está relacionada à alta atividade de ABA, ao passo que as giberelinas seriam o fator endógeno responsável pelo superbrotamento.
A vernalização é um processo feito em câmara de resfriamento, em que o bulbo é submetido a baixas temperaturas para que haja o estímulo da quebra de dormência do alho-semente, reduzindo a exigência das cultivares a fotoperíodo e a temperatura (Mota et al., 2003).
O processo de vernalização do alho ocorre apenas na faixa de temperatura entre 3 a 5°C e umidade relativa (UR) de 65 a 70%. UR abaixo de 65% pode causar a morte da gema de brotação por ressecamento e acima de 70% favorece o aparecimento de fungos como Penicillium spp.
No Cerrado, o alho necessita de frio artificial, por isso é colocado em câmara fria para adquirir a habilidade de produzir sob o clima quente. O conhecimento e o domínio da dormência do alho, a superação da mesma e o manejo da câmara fria pré-plantio é a chave do sucesso para a produção.
Deixe a raiz crescer Armazene os dentes de alho (se preferir, divida os dentes ao meio) e umedeça. Há quem prefira usar toda a cabeça de alho nesta etapa e deixar a parte inferior umedecida sobre um copo de água. Espere de três dias a uma semana, até que dentes de alho comecem a brotar.
É uma anormalidade genético-fisiológica do alho caracterizada pelo aparecimento de brotações laterais entre as bainhas das folhas normais, originadas pelo alongamento das folhas de proteção dos bulbilhos.
Mantenha o solo úmido na fase inicial de crescimento da hortaliça. À medida que os bulbos estiverem se desenvolvendo, diminua a frequência das irrigações. Cesse totalmente cerca de dez a 20 dias antes de realizar a colheita. >>> PRODUÇÃO Os bulbos estão maduros após três a nove meses de plantio, de acordo com a cultivar e a região.
>>> AMBIENTE Bom desenvolvimento ocorre em locais onde predomina a faixa entre 10 ºC e 15 ºC. A exigência pode ser compensada pela vernalização, processo no qual os bulbos passam por refrigeração em câmara fria por 45 a 60 dias, a uma temperatura entre 3 ºC e 5 ºC, antes do plantio.
>>> INÍCIO Um tipo de alho é o nobre roxo, que tem valor comercial alto. O outro é o comum (tropical ou seminobre), cultivado por pequenos produtores e vendido em réstias. Escolha a cultivar que se adequa melhor à temperatura e à luminosidade natural do local de plantio.
>>> PLANTIO O mais indicado é que o alho seja plantado em solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Em terreno argiloso pesado, o melhor é cultivar em camalhões. O pH ideal do solo é de 6 a 6,5. Entre 45 e 60 dias antes do plantio, faça uma aração profunda com 35 a 40 centímetros e uma ou duas gradagens.
É possível fazer um CAT retroativo?
Precisa cobrir a tatuagem pra dormir?
Quando as abelhas solta enxame?
Para que serve carregamento otimizado?
O que é bom comer para rejuvenescer?
Como explicar para crianças o que é empatia?
Qual homem da Bíblia comemora quando amanhece?
Como nascem os projetos lean 6-sigma?
Como mover coisas do SSD para o HD?
Qual a força máxima do Superman?
Qual a diferença entre um soldado e um Oficial?
Quais são as estratégias da leitura?
O que é paixão por uma pessoa?