O plano de sucessão é um processo de identificação e desenvolvimento de pessoas que sejam capazes de assumir posições estratégicas dentro da organização.
Como colocar um plano de sucessão em prática?
Como investir nessa prática de maneira adequada?
Principais pontos de atenção em um plano de sucessão Um dos principais problemas apontados é a subutilização de recursos internos em detrimento de contratações. Acontece assim: a convivência diária tende a deixar de lado as competências dos que já trabalham na estrutura.
A sucessão empresarial é um procedimento de passagem de poder e capital de uma empresa para outra empresa que, continuará executando as atividades da empresa anterior mesmo que com outra razão social.
O plano de sucessão, também conhecido como planejamento sucessório, é o processo que identifica e desenvolve os colaboradores que tem as competências e habilidades necessárias para assumir posições mais estratégicas dentro da empresa.
O plano de sucessão garante que os cargos importantes sejam ocupados pelos talentos certos, o que aumenta a eficiência da empresa. ... Isso é diferente do plano de carreira, que representa os cargos que cada profissional poderá ocupar na empresa, segundo o seu tempo de “casa” e seus resultados entregues.
O plano de carreira tem o seu foco nos propósitos do colaborador. Auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa. Já o plano de carreira por sucessão foca nos princípios e futuro da organização.
Preparar um processo de sucessão é desenvolver, treinar, educar e, claro, transmitir experiência e conhecimento dos líderes às futuras gerações, sejam elas do nível estratégico ou operacional. Essa atividade deve ser responsabilidade do líder, e não do RH.
Embora seja mais comum percebermos a importância do plano de sucessão para as posições nível “C” das empresas, na sua elaboração, deve ser considerada a importância das demais funções ligadas à execução da estratégia. A ferramenta de gestão que contempla todas as etapas e as interrelações é o mapa sucessório.
Com as organizações tendo que enfrentar crescente complexidade e incertezas nos seus ambientes de negócios, o plano de sucessão permite tornar claro o propósito da organização. Promovendo a visão compartilhada da gestão, a sua elaboração torna mais próxima a harmonização das expectativas das pessoas com os objetivos da organização.
Se você não tem um plano de sucessão cuidadosamente definido para a sua empresa, é bom repensar a estratégia. O impacto da saída de um colaborador chave pode comprometer os resultados e o atendimento às metas da organização.
Portanto, a elaboração de um plano de sucessão é a ferramenta adequada para tornar o negócio resistente ao tempo e suas mudanças. Por fim, a promoção da transparência no processo de escolha é também um dos benefícios proporcionado pela implantação de um plano de sucessão. O principal ganho disso aparece na manutenção do clima organizacional.
Porque o peito com silicone cai?
Quem é o atual namorado de Munik Nunes?
Como criar tour virtual Google Maps?
O que é a evolução dos seres vivos?
O que significa bottom ou switch?
Qual é a cor da roupa do padre?
O que é melhor Beto Carrero ou Beach Park?
Tem como jogar Fortnite no celular?
Quais dos membros do BTS namora?
Qual a diferença entre prontuário e relatório médico?
O que é considerado área insalubre?
O que são Belts Quais são os principais Belts cultivados nos Estados Unidos?
Qual tom de cabelo combina com pele branca?
Quanto vale uma moeda de 5 cruzados do ano de 1988?