O pensamento sistêmico é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento "reducionista-mecanicista" herdado dos filósofos da Revolução Científica do século XVII, como Descartes, Francis Bacon e Newton.
A raiz do pensamento sistêmico está na ideia de que cada parte do sistema influencia o todo, o coração que funciona mal não prejudica, apenas, o sistema circulatório, mas todos os demais órgãos.
Portanto, pensamento sistêmico seria a ideia em que o todo é sempre mais importante do que as partes que o compõe. Ou seja, por mais que cada parte tenha as suas peculiaridades, o que se leva em consideração é o todo. Um bom exemplo disso é uma casa, ela é formada por cômodos, certo?
O pensamento sistêmico, também chamado de pensamento holístico, é a habilidade de entender os fatos não apenas em si mesmos, mas em relação às outras pessoas e instâncias envolvidas na situação.
O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas.
45 curiosidades que você vai gostar
O pensamento sistêmico, quando colocado em prática, melhora as relações que ocorrem na organização, seja ela com os colaboradores, os fornecedores ou o público-alvo final.
As empresas que adotam o pensamento sistêmico são capazes de enxergar com mais clareza a relação que os diferentes setores têm entre si. Isso permite que as tomadas de decisão sejam feitas a partir de uma visão mais macro sobre a organização, considerando as implicações que elas podem ter em outros aspectos do negócio.
Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.
A primeira e mais comum característica do pensamento sistêmico é a mudança de perspectiva das partes para o todo. Os sistemas são conjuntos integrados cujas propriedades não podem ser reduzidas para partes menores. Suas propriedades essenciais, ou “sistêmicas”, são propriedades do todo, e não de suas partes.
Quais são os tipos de adubos que existem?
Como a Europa se recuperou após a Segunda Guerra Mundial?
Qual foi a causa da gripe espanhola?
Para que serve a função Ortho?
Qual a velocidade de leitura de um SSD?
O que é família nos dias de hoje?
Quando começa o 2 semestre de 2021?
Quais são os maiores aquíferos do planeta?
Qual o valor do diamante mais caro do mundo?
Tem mitocôndria na célula vegetal?
O que são vulnerabilidades em uma rede?
O que é a altura relativa a hipotenusa?
São contraindicações da toxina botulínica?
Como evitar a quebra de linha no Word?