Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e desse modo nutre uma paixão excessiva por si mesmo. ... Estando relacionado com o auto-erotismo, o narcisismo consiste em uma concentração do instinto sexual sobre o próprio corpo.
Sintomas do transtorno de personalidade narcisista
Para lidar com um superior com tendências narcisistas, reconheça seu perfil, tratando de ser mais flexível e procurando se adaptar ao seu perfil. Manter o controle é essencial para restabelecer o equilíbrio emocional.
Converse com a pessoa e abra o jogo. Não permita que ela o trate como bem entender. Procure sempre incentivar o narcisista a ser uma pessoa melhor, a pensar mais no outro, na dor do próximo. Alguém nessa condição precisa realmente se amar de verdade, confiar em si mesmo, resolver suas inseguranças e traumas do passado.
O conceito de narcisismo primário O narcisismo secundário designa um retorno ao eu da libido retirada dos seus investimentos objetais” (Laplanche e Pontalis, 1992: 290).
Quando uma pessoa se mostra muito segura de si e cultuando a si mesma com bastante entusiasmo é comum dizer que esta é uma pessoa narcisista. O termo vem da mitologia grega. ... Segundo a mitologia, Narciso se apaixonou por sua própria beleza ao vê-la refletida no lago. Daí vem o termo narcisista.
Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.
Sintomas
A terapeuta Isabelle Nazare-Aga, que possui uma longa experiência nessa área, elaborou uma lista com trinta critérios que podem nos fazer identificar uma personalidade narcisista. Todos nós somos capazes de responder sim a um ou mais critérios, mas a maioria das personalidades narcisistas completam mais de vinte pontos em trinta.
A pessoa narcisista normalmente desvaloriza o outro para que se sinta bem, o que dificulta as relações normais do dia-a-dia. Apesar disso a auto-confiança e a auto-estima dos narcisistas, quando não são excessivas, podem servir de estímulo para outras pessoas e inspirar confiança. Segundo Freud, o narcisismo tem duas fases:
Os deles e das outras pessoas. Os narcisistas fazem questão de ressaltar a própria posição ou a alheia, fazendo comentários como valores monetários e a grandeza de objetos e propriedades. Segundo experimentos realizados pela psicóloga Susan Heitler, há uma relação entre a incapacidade de ouvir os outros e o narcisismo.
Padre, médico, filósofo e teólogo, o Padre Pascal Ide, autor do livro Manipuladores (em tradução livre), dá conselhos para que aprendamos a detectar, compreender e agir perante uma pessoa de personalidade narcisista. Por que o senhor decidiu se concentrar sobre o sujeito das personalidades narcisistas?
Como foi a virada de ano no Brasil?
Como foi criada a culinária brasileira?
Qual a origem do filme It a coisa?
Como salvar uma cópia do PowerPoint?
Onde foi a tomada de Monte Castelo?
Como fazer a sangria do freio do Uno?
Como instalar purificador de água em torneira de parede?
Quais são as progressões possíveis no handebol?
Como salvar os contatos no chip moto G7?
Como é feita a medicação em bolus?
Quando se usa a palavra Excelentíssimo?