O mitraísmo foi uma religião de mistérios nascida provavelmente no século II a.C. no Império Romano.
Alcançou a sua máxima expansão geográfica nos séculos III e IV d.C., tendo se tornado um forte concorrente do cristianismo. O mitraísmo recebeu particular adesão dos soldados romanos.
Mitraísmo é o nome dado a uma antiga religião de mistérios desenvolvida por volta do século II a.C., na região do Mediterrâneo Oriental. ... Em 391, porém, o imperador romano Teodósio I declarou ilegal a prática do mitraísmo, assim como de outras religiões pagãs.
Rá (do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia. O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos.
Mitra é o juiz das almas, defendendo tenazmente a verdade contra a mentira e a falsidade. É também o Bom Pastor, o Messias Redentor, a Verdade e a Luz. Posteriormente tornou-se o senhor único de um culto solar denominado mitraísmo, religião secreta que surgiu cerca do século VI a.
O ritual de iniciação na religião mitraica consistia em levar o neófito até o altar de Mitra, amarrado e vendado, onde o sacerdote oferecia, a ele, a Coroa do Mundo, colocando-a sobre sua cabeça.
43 curiosidades que você vai gostar
É a forma posterior da religião de Zoroastro, que toma o nome de Mazda, na palavra composta Ahura-Mazda, que significa espírito do bem.
“o filho” ou seja, Attis era o “filho do filho”Na mitologia grega foi um semideus de origem frígia, segundo a mitologia Átis nasceu na Índia e foi gerado por Nana uma ninfa do Rio Sangario ou Gange, mas foi filho de Cibele mais tarde sua amante.
Mitra era uma divindade indo-iraniana cuja referência mais antiga remonta ao segundo milénio a.C.. O culto surgiu na Índia tendo se difundido pela Pérsia e mais tarde pelo Médio Oriente. Num tratado entre os Hititas e os mitanitas assinado no século XV a.C., Mitra é apresentado como deus dos contratos.
Segundo a mitologia, Rá além de ser considerado o deus Sol, é também denominado como o criador dos deuses e da ordem divina, teria recebido de seu pai o domínio sobre a Terra, mas o mundo falta ser acabado, e o mesmo assim, se encarregou de acabá-lo.
A religião persa antiga, conhecida como masdeísmo, caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda (ou Ormuz-Mazda) e Arimã (ou Angro Mainyush).
Na Mitologia nórdica, Sól, ou Sigel (em inglês arcaico), era a deusa do Sol, uma filha de Mundilfari e Glaur. Era esposa de Glen e irmã do deus da Lua, Máni. Tinha dois cavalos Arvak e Alsvid que puxavam a sua carruagem Alfrodul, constantemente perseguida pelo lobo Skoll, filho de Fenrir.
Os egípcios acreditavam que ao entardecer, o Sol se punha em sua boca, para que, à noite, viajasse através de seu corpo e que, pela manhã, ele voltasse a brilhar em seu ventre, no Oriente.
A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).
1. Cobertura da cabeça, alta e pontiaguda, entre os persas, egípcios, árabes, etc. 2. [ Religião ] Barrete de forma cónica , fendido na parte superior, e que em certas solenidades é usado por bispos, arcebispos e cardeais.
Sol Invicto (em latim: Sol Invictus), foi o deus sol oficial do Império Romano e posteriormente, um patrono de soldados, também conhecido pelo nome completo, Deus Sol Invicto. Em 25 de dezembro de 274 d.C., o imperador romano Aureliano tornou-o um culto oficial ao lado dos cultos romanos tradicionais.
A mitra pontifical é da origem romana, sendo derivada de uma cobertura de cabeça não litúrgica, exclusiva do papa, o camelauco, do qual também teve origem a tiara. ... O camelauco foi usado pelos papas principalmente durante as procissões solenes.
Rá ou Ré (em egípcio: *ri:ʕu) é o deus do Sol do Antigo Egito. No período da Quinta Dinastia se tornou uma das principais divindades da religião egípcia, identificado primordialmente com o sol do meio-dia. ... No Império Novo o deus Amom se tornou proeminente, após fundir-se com Rá e formar Amom-Rá.
Segundo a mitologia grega, ao lado de Zeus (deus do céu) e Hades (deus do submundo) está Poseidon, que é o responsável pelos mares e oceanos. Na mitologia romana, Poseidon é chamado de Netuno.
O Natal comemora o nascimento de Jesus Cristo, no dia 25 de dezembro, sendo uma celebração religiosa e cultural observada por bilhões de pessoas em todo o mundo, tanto cristãs quanto não cristãs. O nome Christmas (Natal, em português) vem da Missa de Cristo (The Mass of Christ ou Christ s Mass).
Apesar da tradição de celebrar o Natal no dia 25 de dezembro, não há uma data precisa relacionada ao nascimento de Jesus Cristo. No entanto, a tradição cristã optou pelo dia 25 devido à sua proximidade com o solstício de Verão (no hemisfério sul), esclarece o site britânico.
Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e “cristianizaram” a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. ... As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano.
Zeus conseguiu salvar o filho, que tinha apenas seis meses de vida. Ele o retirou do ventre materno, arrancou o coração, costurou e o gerou em sua própria coxa, onde permaneceu até o nascimento. Pelo motivo da explosão, dizem que Dionísio nasceu duas vezes.
Um conceito importante que aparece nos Ghatas é o dos Amesha Spentas ("Imortais Sagrados") que são manifestações espirituais de Ahura Mazda e personificação de elementos abstratos.
Aúra Masda, Ormasde, Ahura Mazda ou Ormuz é o princípio ou deus do bem, segundo o zoroastrismo e a mitologia persa. Vive em luta constante contra seu irmão gêmeo, o princípio ou deus do mal conhecido como Arimã. ... Arimã, como filho primogênito, era mais poderoso que Aúra-Masda e teria um reinado de mil anos.
Este respeito pelo fogo sagrado levou a que os zoroastrianos fossem chamados de "adoradores de fogo", o que constitui um erro, na medida em que o fogo não é adorado em si, mas como um símbolo da sabedoria e luz divina de Aúra-Masda.
Como instalar driver Windows Update?
Para que serve um Media Center?
Como transferir o Uber para outro celular?
Qual ar condicionado Liga pelo celular?
Como mudar a região da conta Riot?
Como usar o Wine no Linux Ubuntu?
Qual o melhor jogo de dominó online?
O que acontece se eu parar de tomar Duloxetina?
Qual é a estrutura da célula vegetal que impede que uma planta estoure em épocas de muita chuva?
Como parabenizar um amigo pelo seu trabalho?
O que acontece se eu parar de usar shampoo?
O que é jogador de LAN no Minecraft?
Quantos parcelamentos de ICMS posso fazer?
Como parcelar boleto do Coren-RJ?
Como parar campanha no Facebook Ads?