O líquido cefalorraquidiano é um fluido corporal estéril e de aparência clara que ocupa o espaço subaracnóideo no cérebro mais especificamente, entre as membranas aracnoide e pia-máter das meninges) e no espaço subaracnóideo na medula espinhal.
O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um fluido biológico que está em íntima relação com o sistema nervoso central (SNC) e seus envoltórios (meninges). É um ultrafiltrado produzido pelos plexos coróides e está presente nos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo.
Tais análises têm sido crescentememte avaliadas para identificação de biomarcadores diagnósticos nas neuroinfecções, demências, doenças autoimunes e neoplasias. É tradicionalmente usada no diagnóstico liquórico de algumas neuroinfecções e doenças autoimunes.
O exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) ou líquor vem sendo utilizado como arma diagnóstica desde o final do século XIX, contribuindo, significativamente, para o diagnóstico de patologias neurológicas.
O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...
37 curiosidades que você vai gostar
O líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnóide e pia-máter).
A proteína do LCR é geralmente aumentada (hiperproteinorraquia) em todos os tipos de meningite, infarto cerebral, abscesso cerebral, sífilis meningovascular, hemorragia subaracnoidea, alguns tumores cerebrais, trauma no cérebro, encefalomielite e doenças neurológicas degenerativas.
O exame do LCR fornece informações importantes em relação ao diagnóstico etiológico e acompanhamento de processos inflamatórios, infecciosos ou neoplásicos dos órgãos que são envolvidos por esse líquido.
Sua principal função é a proteção física do tecido nervoso, porém também é responsável pelo transporte de metabolitos, neurotransmissores e nutrientes, ajudando na defesa (imunidade) do sistema nervoso central. A obtenção do líquor é realizada rotineiramente através do procedimento de punção lombar.
Interpretação do resultado do exame (características citológicas e físico-químicas do líquor) Para se avaliar a pressão de abertura do LCR, utiliza-se a raquimanometria. Os valores normais em pacientes em decúbito dorsal são: 6-20 cm em água. O LCR normal é límpido e transparente.
Cefaleias de baixa pressão resultam quando o líquido cefalorraquidiano é retirado durante uma punção lombar ou se ele vaza por causa de um cisto ou rasgamento de uma das camadas dos tecidos que cobrem as meninges.
O que é Xantocromia? A Xantocromia é um sinal clínico geralmente indicativo de hemorragia subaracnóidea, um tipo de sangramento que ocorre no interior do cérebro. Em pacientes com xantocromia, o líquido cefalorraquidiano é amarelado porque contém bilirrubina, um pigmento gerado durante a quebra dos glóbulos vermelhos.
Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar). MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.
O LCR é produzido por um tecido especializado chamado plexo coróide, que é encontrado nas paredes dos ventrículos (terceiro, quarto e laterais). A produção do LCR é igual à sua drenagem, então sempre há cerca de 150 mL de LCR circulando no sistema ventricular.
A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.
A composição do líquor é seme- lhante a um ultrafiltrado de plasma, porém, contém 99% de água e apresenta maior concentração de magnésio e íons clorídricos e menor concentração de glicose, proteínas, aminoácidos, ácido úrico, cál- cio, fosfato e íons de magnésio, quando comparado a um ultrafiltrado de plasma (3, 17).
A maior parte do LCR é produzida nos plexos coroides dos ventrículos laterais. Dos ventrículos laterais, o LCR segue através dos forâmens interventriculares para o terceiro ventrículo e então, via aqueduto cerebral, para o quarto ventrículo.
Através das aberturas medianas e laterais do IV ventrículo, o liquor passa para o espaço subaracnoideo, sendo reabsorvido principalmente pelas granulações aracnoideas que se projetam para o interior da dura-máter.
O processo realizado para esse fim se denomina Biópsia. A amostra de tecido é chamada Espécime de biópsia.
...
Em comparação com a biópsia do tecido, uma amostra de citologia geralmente:É mais fácil de se obter.É menos desconfortável para o paciente.É menos provável de apresentar complicações.Os custos são menores.
O Líquor pode ser coletado por diferentes vias de acesso, sendo mais utilizada a punção lombar, cujo acesso é mais seguro e menos invasivo. A punção lombar é feita nas costas, na região lombar, com o paciente usualmente deitado em decúbito lateral utilizando agulha espinhal fina e descartável (Figura 1).
Como o exame é realizado? Geralmente a coleta é realizada com o paciente deitado e em posição fetal. Em alguns casos pode ser optada pela coleta com o paciente sentado. A coleta é feita na região da coluna lombar e é feita por um médico com treinamento para esse tipo de procedimento.
A concentração de glicose no LCR é proporcional à concentração de glicose no sangue, correspondendo a 60-70% da concentração do sangue em condições normais. Por conseguinte, os níveis normais de glicose no LCR situam-se entre 2,5 e 4,4 mmol/L (45–80 mg/dL).
A pressão normal do líquido cefalorraqueano (LCR) ao nível do fundo de saco lombar varia entre 7 e 18 cm de água, quando o paciente se en- contra em decúbito lateral horizontal. São considerados aumentados os va- lores maiores do que 20.
O líquor normal é límpido e incolor, como “água de rocha”. Nos processos infecciosos, ocorre o aumento de elementos figurados (células), causando turvação, cuja intensidade varia de acordo com a quantidade e o tipo desses elementos.
A produção do LCR se dá nos ventrículos cerebrais por estruturas conhecidas como plexo coróides. Esses plexos são redes vasculares formadas por capilares fenestrados e dilatados. Esses plexos secretam o LCR, nos ventrículos, canal central da medula e espaço subaracnóideo.
Como saber se vc tem crédito na praça?
Quais são as características de uma pessoa orgulhosa?
Como saber se está abaixo do peso?
Como mudar pagamento Smart Fit?
Como funciona o app papelzinho?
Quanto tempo dura o cancro mole?
Como saber se uma pessoa tem falta de colágeno?
Como funciona o plano de saúde amor saúde?
Qual o valor da mensalidade da academia Smart Fit?
Onde fica a matrícula do imóvel na escritura?
Qual o prazo para fazer o parcelamento do Simples Nacional?
Qual a data para o saque do FGTS 2020?
O que é acima do nível do mar?
O que cobre o plano de saúde Hapvida?
Quais fatores interferentes os exames sorológicos estão sujeitos?
O que significa ER no painel da geladeira Electrolux?
O que pode causar calo nas cordas vocais?
Como é o mecanismo de morte que os linfócitos T CD8 realizam?