Leviatã ou Matéria, Palavra e Poder de um Governo Eclesiástico e Civil, comumente chamado de Leviatã, é um livro escrito por Thomas Hobbes e publicado em 1651. ... No livro, que foi escrito durante a Guerra Civil Inglesa, Thomas Hobbes defende um contrato social e o governo de um soberano absoluto.
Thomas Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. O Estado não pode estar sujeito às leis por ele criadas pois isso seria infringir sua soberania.
O poder do Estado Leviatã, a quem Hobbes chama de “deus mortal”, deveria ser exercido por um rei com poderes absolutos que, pelo medo, governaria a vida de todos. ... Estaria acima das leis, sem limites para suas ações, desde que agisse no cumprimento de sua parte no contrato: garantir a vida, a prosperidade e a paz.
O nome da obra, Leviatã, faz referência ao monstro bíblico, também referido por outras culturas, que é representado de várias formas ao longo do tempo e que seria uma das criaturas mais temíveis e poderosas do mundo. ...
Justamente a partir daqui é que podemos compreender a obra mais importante do filósofo, o "Leviatã". ... O poder do Estado Leviatã, a quem Hobbes chama de “deus mortal”, deveria ser exercido por um rei com poderes absolutos que, pelo medo, governaria a vida de todos. Seria o soberano e os homens os súditos.
O objetivo do Estado é o bem comum entre todos os indivíduos no qual o poder de seu representante é absoluto, soberano. Com isso percebemos que Hobbes claramente defende o absolutismo, o poder é uno e indivisível. Esse poder pode ser adquirido pela guerra ou pelo acordo entre os indivíduos.
O pensamento político de Thomas Hobbes Thomas hobbes viveu no século XVII, no entanto, é considerado como o primeiro a falar o conceito de estado. Ele parte do princípio de que todos os seres humanos são maus por natureza.
Podemos considerar como as obras políticas de Hobbes: Elements of Law (1640), De Cive (1642) e Leviathan (1651) e A dialogue between a Philosopher and a Student of the Common Law of England (1681). Sobre as obras políticas, Teles (2012, p.
Neste sentido, Hobbes estabelece 5 (cinco) objectivos para o Estado: compete ao estado garantir a segurança, a liberdade, a igualdade, a educação pública e a propriedade material ou privada. Dos cincos objectivos, somente o primeiro é que é obrigatório.
Em suma, este Leviatã (ou seja, o próprio Estado soberano) vai concentrar uma série de direitos (que não podem ser divididos) para poder deter o controle da sociedade, em nome da paz, da segurança e da ordem social, bem como para defender a todos de inimigos externos. Mais especificamente, nas palavras de Hobbes:
Qual o melhor ruído para dormir?
Qual é o objetivo da mediação?
O que é o pé direito nos locais de trabalho?
O que faz um autista regredir?
Qual o melhor tratamento para gordura abdominal?
O que quer dizer o essencial é invisível para os olhos?
Quanto tempo dura o tratamento com minoxidil?
Qual foi a ciência que teve sua origem nominal em Comte é que começou como leis sociais?
Qual o problema em comprar um carro que já foi batido?
Quando o juiz poderá absolver o réu?
Quantas torres de telefonia tem no Brasil?
É normal ter bichinhos na terra da planta?
O que quer dizer Red Bull te dá asas?
Quantas músicas o Dreamcatcher tem?
Qual o melhor aplicativo para juntar fotos?