Inconsciente, do latim inconscius, é um termo psicológico com dois significados distintos. Em um sentido amplo, mais genérico, é o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência.
Há, ademais, a concepção de inconsciente como adjetivo, comum na linguagem coloquial. Ela designa o conjunto dos processos mentais que não são conscientemente pensados, e até mesmo o estado mental de indivíduos privados da consciência (como por exemplo o de sujeitos desacordados).
Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. O inconsciente faz parte da Primeira Tópica do Aparelho Psíquico construída por Freud a partir da Traumdeutung (Interpretação dos Sonhos) publicada em 1900.
O inconsciente, segundo a Teoria Psicanalítica da Personalidade, desenvolvida pelo médico e psiquiatra alemão Sigmund Freud no final do século 19, é um “reservatório” de sentimentos, pensamentos, impulsos e memórias que estão fora da percepção consciente.
Inconsciente. Como adjetivo, é tudo o que não é consciente: por exemplo, a circulação do sangue ou as trocas elétricas entre os neurônios são processos inconscientes, como a quase totalidade de nosso funcionamento orgânico. "Não sabemos o que pode o corpo", dizia Spinoza.
25 curiosidades que você vai gostar
O inconsciente lacaniano é o lugar onde a fala transferencial é mobilizada, onde o sujeito (do desejo) inconsciente se deixa ouvir e pronunciar uma verdade inédita, que escapa à simbolização.
O inconsciente não é algo aleatório sem qualquer explicação. Mas são impulsos liberados assim como o nome já diz inconscientemente. Defendendo também que há maneiras de reconhecer essas atitudes, que muitas vezes são tomadas repetidamente, que levam ao mesmo lugar, ou que são feitas com o parecer de ser por impulso.
O que é Inconsciente Freudiano
A definição básica dada acima vai de encontro com a teoria psicanalítica de Freud. Para ele, o inconsciente seria como a caixa-preta da pessoa. Ela não seria a parte mais profunda da consciência, nem a que possui menos lógica, mas uma outra estrutura que se distingue da consciência.
Para esclarecer isso, confira sete modos de como acessar o inconsciente.Associação livre.Interpretando sonhos. Desejos. Medos.Analisando o significado das palavras.Observando hábitos recorrentes.Chistes. Condensação. Deslocamento. ... Lapsos.Analisando a cultura.Considerações finais sobre como acessar o inconsciente.
Quais são os vícios construtivos?
Como fazer o chá de hortelã para refluxo?
Quem pode instaurar inquérito policial militar?
Quando posso usar o CFOP 5551?
Como é dividido o Evangelho de João?
Porque a toxoplasmose ocular volta?
Quais as matérias que podem ser discutidas nos embargos à execução?
Qual o melhor colágeno após os 40?
O que são fontes históricas e como são classificadas de exemplos?
Quando sai a nota de corte do TJ SP?
Como selecionar um motor elétrico?
O que quer dizer a palavra Yahweh?
Quem tem justiça gratuita paga custas processuais?