O GRÃO DE PÓLEN pode considerar-se o parceiro masculino no processo de reprodução sexuada das plantas com flor. É ele o responsável pela formação dos gâmetas masculinos (células espermáticas) e pelo transporte destes para o saco embrionário, onde ocorrerá a dupla fertilização.
O grão de pólen ou também denominado de micrósporo, representa a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas, e são produzidos por meiose no microsporângio.
A parte masculina das plantas, chamada estame, produz grãos de pólen. Cada um desses grãos contém uma célula reprodutora. A parte feminina das plantas, chamada pistilo, contém óvulos. Na polinização, os grãos de pólen (localizados na antera, na ponta do estame) se deslocam da parte masculina para a feminina.
O grão de pólen absorve água do estigma e germina, formando o tubo polínico. ... Ao entrar na micrópila e atingir o saco embrionário, o tubo polínico, que carrega os dois gametas masculinos e o núcleo vegetativo, adentra uma sinérgide. Essa célula degenera-se e os gametas são descarregados.
Gimnospermas e Angiospermas apresentam tubo polínico, ao contrário de Briófitas e Pteridófitas.
O grão de pólen é uma estrutura presente em dois grupos de plantas: gimnospermas e angiospermas. Nesses grupos vegetais, essa estrutura permite o encontro do gameta masculino com o gameta feminino, agindo, dessa forma, na reprodução dessas plantas, o que garante a manutenção dessas espécies.
Um grão de pólen, ao atingir o estigma de uma flor de mesma espécie, é estimulado a se desenvolver por substâncias indutoras presentes no estigma. O tubo polínico atinge exatamente a micrópila ovular e um dos dois núcleos espermáticos do pólen fecunda a oosfera, originado o zigoto. ...
antera
O grão de pólen é produzido na antera da flor, que é a porção terminal dos estames. O grão de pólen é essencial para a reprodução das gimnospermas e angiospermas. Essa estrutura garante que os gametas masculinos cheguem até o gameta feminino por meio da sua germinação e do surgimento do: a) estigma polínico.
Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. Os estames são formados pelo filete e pela antera. É na antera que encontramos os grãos-de-pólen.
A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma.
Como saber se houve fecundação ? Após a ovulação fique atenta aos seguintes sinais: 1. Cólica no 6º ou 7º dia após a ovulação 2. Beta quantitativo superior a 5mui/ml após 7 dias da ovulação 3. Pequeno sangramento de sangue aguado, cor de caramelo ou semelhante a borra de café entre o 10º e 12º dia após a ovulação. (nem todas percebem)
Como ocorre a fecundação A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas.
Esse é o caso dos seres humanos, espécie em que a fecundação ocorre dentro do trato reprodutor feminino. Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. Esse é o caso, por exemplo, dos sapos.
O que é necessário para ser parceiro da Uber?
Qual time tem o maior jejum de títulos?
O que fazer quando o vizinho não respeita a lei do silêncio?
Qual foi o motivo da Conjuração Baiana?
Qual é o objetivo da semana Mundial do Meio Ambiente?
Porque Dumbledore pediu para Snape o matar?
Quanto tempo leva para uma multa entrar no sistema?
Quais os números dos dentes sisos?
Qual é a fruta mais cara do Brasil?
Qual é a origem do sobrenome Cardoso?
Quais são os objetivos da educação?
Qual óleo usar no Corsa 1.0 2001?
Qual a importância das Normas Regulamentadoras?
Qual o termo técnico para diarreia?
Quais são os sinais de alerta na gravidez?
Qual a altura do painel do chão?
Quais os critérios para a suspensão do processo conforme a lei 9.099 95?