Fogo grego, também dito fogo-greguês ou simplesmente, greguês, era uma arma incendiária usada pela marinha bizantina. Os bizantinos o usavam em batalhas navais para maior efetividade, pois ele podia continuar queimando ao flutuar na água.
A composição do fogo grego permanece matéria de especulação e debate, com propostas que incluíram combinações de resina de pinheiro, nafta, cal, enxofre ou salitre. O uso bizantino de misturas incendiárias distinguia-se pelo uso de bocais pressurizados, ou sifão (siphōn), para atirar o líquido sobre o inimigo.
O fogo, na Grécia Antiga, era considerado um elemento divino. Na mitologia grega, Prometeu – um titã, filho de Jápeto e irmão de Atlas, Epimeteu e Minoécido – era um defensor da humanidade.
O fogo grego contradiz um pensamento comum, de que a água é capaz de acabar com o fogo. Na verdade, para existir fogo são necessários três fatores: combustível, oxigênio, e alta temperatura. O que a água faz, na verdade, é abaixar a temperatura do fogo, que por consequência apaga.
O fogo que Prometeu roubou aos deuses e pelo qual foi condenado, representa o conhecimento humano. Mas também, e talvez mais importante, a liberdade. Até aí os homens faziam tudo sem razão, porque os deuses, ao contrário do que tinham feito com os restantes animais, nada lhes deram.
30 curiosidades que você vai gostar
O titã Prometeu roubou o fogo de Zeus para o dar aos mortais. Para o punir, o deus dos deuses mandou acorrentar Prometeu a um rochedo e mandou-lhe uma águia para devorar o seu fígado, que tinha a capacidade de se regenerar a cada noite.
É quando Prometeu, mais uma vez desejando favorecer a Humanidade, rouba o fogo do Olimpo, pregando uma peça nos poderosos deuses. Já outra versão justifica essa peripécia de Prometeu como uma forma de obter para a raça humana um elemento que lhe garantiria a necessária supremacia sobre os demais seres vivos.
Como algumas das técnicas para prevenir e combater incêndios, esta envolve usar o fogo contra o fogo. Na prática, o fogo queima pequenas faixas do terreno para eliminar a vegetação que é combustível para incêndios. Assim, quando os focos chegam a essa faixa queimada, não há mais combustível, e o incêndio é contido.
A química do fogo (mais detalhada)
Ou seja, teoricamente ela deveria entrar em chamas, mas na prática não é o que acontece. “Mesmo o hidrogênio sendo um gás inflamável e o oxigênio, comburente, a água não pega fogo porque é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas”.
Onde encontramos fumos metálicos?
Pode prato de vidro no microondas?
O que há de melhor em um vendedor?
Qual é a composição de um soneto?
Qual o nome verdadeiro do Antony e Gabriel?
Qual é a diferença entre vício aparente e vício oculto?
Qual é a fraqueza do incrível Hulk?
Como viver legalmente em Portugal?
O que é imunidade de jurisdição penal?
O que é quarteirização de mão de obra?
Como desenvolver competitividade?
Qual o jornal mais importante do mundo?
Qual a quantidade de Salgado para 40 pessoas?
O que é a técnica de associação livre de palavras?
O que é contratura capsular na mama?