O acontecimento natural conhecido por maré vermelha ocorre devido à aglomeração em conseqüência da proliferação (multiplicação) de micro-algas dinoflageladas (Filo Dinophyta), causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas.
A maré vermelha é um exemplo de amensalismo. Nesse tipo de relação ecológica, um organismo libera substâncias tóxicas que inibem o crescimento ou a reprodução de outros organismos. Nesse caso, as algas liberam toxinas e prejudicam os peixes, moluscos e outros organismos aquáticos.
Chamamos de Maré Vermelha um fenômeno natural que pode acontecer em qualquer mar ao redor do planeta, e quando acontece pode ser observado a olho nu, provocado por um desequilíbrio ecológico na proliferação de algumas algas dinoflageladas que são tóxicas, principalmente as Gonyaulax catenella.
Consequências da maré vermelha
Elas são capazes de envenenar a água e os organismos vivos, provocando a morte em larga escala de peixes, mamíferos marinhos, moluscos, etc. ... Isso impede o processo de fotossíntese o que, por sua vez, diminui o nível de oxigenação da água.
A maré vermelha é um fenômeno de ordem natural ou antrópica, que causa um desequilíbrio ecológico. ... Esse processo é o resultado de uma proliferação rápida e em excesso de algumas micro-algas dinoflageladas (também são conhecidas como pirrófitas).
23 curiosidades que você vai gostar
As marés vermelhas podem ser prejudiciais ou não. As toxinas produzidas pelo fitoplâncton destroem a vida marinha a sua volta matando peixes, crustáceos, etc., além de provocar irritação no sistema respiratório e na visão das pessoas e dos animais.
O fenômeno da maré vermelha é o desenvolvimento exacerbado de dois gêneros de algas da classe Dynophyceae, conhecidas também como dinoflagelados. O lançamento de esgoto ou apenas altas temperaturas acompanhadas de fortes chuvas, que carregam os nutrientes para dentro d água, podem desencadear esse processo.
Algumas espécies de algas microscópicas produzem toxinas que causam riscos à saúde humana e ambiental, como: danos ao sistema neurológico ou ao fígado, gastroenterites, doenças respiratórias, alergias, irritação da pele e olhos. Podem ainda causar mortandades de peixes e outros organismos.
O tratamento é sintomático e envolve hidratação oral ou venosa, possibilitando alívio das dores abdominais.
Como fazer o preparo do leite?
Qual programa utilizar para criar um E-book?
Como fazer um altar em casa católico?
Como decorar o quarto do bebê simples e barato?
Tem como transformar tablet em mesa digitalizadora?
O que colocar no altar de Umbanda?
Como montar um bicicletário em condomínio?
Como ocorre a implantação do blastocisto humano?
Como funciona uma granja de suínos?
Quanto tempo para montar um Quebra-cabeça de 1000 peças?
O que é conexão pppoe IP estático e IP dinâmico?
Quanto custa montar um berçário?