Razão entre a demanda máxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.
De acordo com a Resolução Normativa nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o fator de demanda é a razão entre a demanda máxima de potência registrada num intervalo de tempo especificado, ou potência de alimentação, e a potência instalada na unidade consumidora.
O fator de demanda (Fd) é usado geralmente no dimensionamento de instalações elétricas, pela análise da simultaneidade de uso dos equipamentos. O fator de demanda é um índice adimensional que varia entre os valores 0 e 1. O fator de demanda indica o quanto dos aparelhos existentes são usados ao mesmo tempo.
Demanda média [kW ou MW]: Relação entre a energia consumida (kWh ou MWh) em um determinado período “t” e o próprio período “t” do consumo [horas]; ... No período mensal, o número de intervalos “n” é, portanto, próximo a 2880 (720 horas/mês*4 intervalos por hora);
Carga Instalada, ou Potência Instalada (Pinst.) é a soma das potências nominais de todos os equipamentos (em kW), ou seja, o valor de potência que seria consumida se todos os equipamentos estiverem operando ao mesmo tempo. Podemos observar que o Fator de Demanda (Fd) é sempre um valor entre 0 e 1.
total de clientes do prédio, conforme exemplo abaixo: Prédio com 50 apartamentos, 30 monofásicos de 40 A e 20 trifásicos de 50 A. Demanda Total = 30 x 0,40 + 20 x 2,51 = 62,20 kVA.
Multiplicando os fatores de simultaneidade correspondentes: Motores de 5 cv: 55,125*0,65 = 35,83 kW....Considerando 1 cv = 0,735 kW, temos que a Carga Instalada em relação a cada equipamento é igual a:
Encontrado o fator de demanda, vamos multiplicar o mesmo pela potência ativa da iluminação, o resultado encontrado é em KW, porém precisamos do resultado em KVA, para isso basta dividirmos o resultado pelo fator de potência, que no caso da iluminação é 1,0.
O Fator de demanda é a potência utilizada dividido pela potência instalada multiplicado por 100. A seguir uma tabela sobre fatores de demanda para cargas de utilização e pequenos aparelhos. Não esqueça de consultar a concessionária da sua região, antes da aprovação do teu projeto.
Fator de demanda é a razão entre a demanda máxima e a carga instalada no sistema. Demanda máxima é a maior potência registrada em um intervalo de tempo. (no Brasil, por resolução, é a maior média das potências registradas em intervalos de 15 minutos durante um mês)
Já para o fator de demanda, o que se procura conhecer é o quanto dos aparelhos existentes (seja ele residencial, comercial, industrial) é usado simultaneamente. Este fator é obtido pela razão entre a demanda máxima do cliente e seu potencial de uso, ou seja, a sua potência instalada.
Digamos que para o período de 1 mês, o valor 105 kW foi a maior demanda registrada, nesse caso ao multiplicar esse valor por 30 dias, obtemos a energia elétrica que seria consumida caso a demanda máxima fosse utilizada ao longo de todo este período, caracterizando- se como o máximo de utilização da rede elétrica disponível [9].
Como Identificar psicopatas no mercado de trabalho?
O que é um protocolo de sepse?
Quantas pessoas tem o nome Enrico?
Como saber se o bezerro é bom?
Como é feito o bordado manual?
Como diferenciar toalhas de banho?
O que é verbo indeterminado exemplos?
Quando e onde surgiram os Jogos Olímpicos?
Quando foi feita a primeira fotografia permanente da história?
Quem foi o criador do software?
Como foi feito o Mickey Mouse?
Como foi feito o filme Homem-aranha no Aranhaverso?
Quem foi o inventor da máquina de escrever?
Qual é o modelo do carro do Mad Max?
Como a planta produz clorofila?
Como foi feita a expansão cafeeira pelo centro oeste de São Paulo?