O que é enunciado? Trata-se da unidade real da comunicação verbal, na qual se encontram as mais variadas formas de expressividade linguística. De maneira geral, os enunciados podem ser considerados como sendo acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos.
Isso significa que, para que possamos compreender o sentido desse enunciado, não basta analisá-lo morfológica ou sintaticamente, mas, sim, em quais condições ele foi produzido. Sem a análise das condições de produção do enunciado, não podemos saber se o substantivo 'manga' refere-se a uma fruta ou a uma parte de uma blusa.
De maneira geral, os enunciados podem ser considerados como sendo acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos.
Da mesma forma que outros enunciados anteriores são necessários para que possamos compreender os efeitos de sentido, todo enunciado também está relacionado com outros que ainda estão por vir, já que os enunciados requerem uma resposta, uma atitude responsiva ativa de seu interlocutor durante a interação entre os sujeitos.
Para analisarmos um enunciado, é preciso observá-lo a partir de sua relação dialógica, ou seja, como cada enunciado é um elo na corrente de outros enunciados. Essa corrente só pode ser vista na sua atuação e materialização linguística, a exemplo dos textos verbais, orais ou escritos.
Quais são as causas de exclusão do nexo de causalidade na teoria do risco administrativo?
Qual o limite de idade para entrar nas Forças Armadas?
Quem são os pacientes imunodeprimidos?
Como recortar uma parte de um arquivo PDF?
Quais são os 3 princípios básicos que apoiam o conceito de desenvolvimento sustentável?
Como fazer a referência de um artigo?
Quais os sintomas da dor muscular?
O que é uma avaliação inclusiva?
Quantas vezes uma pessoa pode doar medula óssea?
Quando a capoeira foi considerada patrimônio imaterial da humanidade?