O DOT do pneu é um código alfanumérico usado para indicar diversas informações sobre o componente, incluindo sua data de validade. ... Agora, esses três números mostram qual é a empresa e também a fábrica que produziu o pneu.
Na banda lateral do pneu estão gravadas várias de suas características: as medidas (largura, altura, diâmetro), capacidade de carga, velocidade máxima, e outras. Entre elas, três letras seguidas de quatro dígitos. As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação.
E é aí que entra a sigla DOT. Uma Norma criada pelo Departamento de Transportes Americano ou Departament Of Transportation, (D.O.T) separa o fluido por categorias em função de suas propriedades físico-químicas definindo claramente sua aplicação, separando cada fluido de acordo com uma numeração.
E quais são os dois prazos que pouca gente fala? É só você ver o DOT. Como no pneu exemplificado acima, a marcação indica que ele foi fabricado em 2018, fevereiro. Até cinco ou seis anos de fabricação o pneu mantém as suas características originais, o composto de borracha se mantém estável, sem problemas.
T – velocidade máxima suportada.
12 é o diâmetro do aro (em polegadas) 51 refere-se ao índice de carga. S refere-se ao índice de carga.
cinco anos
No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia, que é, por iniciativa da Pirelli, de cinco anos a partir da data de compra.
Dos que não tem claramente escrito na embalagem, por via de regra a data de validade vem sempre acima e escrita de forma clara a data de vencimento do produto. Como pro exemplo: 20. Abaixo, onde não há barras ou pontos separando os numerais, é o lote do produto.
H – Corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.
cinco anos
No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia, que é, por iniciativa da Pirelli, de cinco anos a partir da data de compra.
1. Indica que o pneu atende ou excede os determinados padrões de segurança. 2. Fabricante e Número de Código da Fabrica (Designado pelo DOT). 3. Número de Código do Tamanho do Pneu. 4. Grupo de Símbolos Opcionais do Fabricante (Para identificar a marca ou outras características importantes do pneu).
A Pneucity.com irá explicar como podem ser lidas as informações mais importantes da rotulagem dos pneus. As informações sobre o tamanho de um pneu estão geralmente ocultadas por trás de uma combinação de letras e números, tal como 175/60 R15.
31 é o diâmetro total do pneu, 10.5 é a largura do pneu e 15 é o diâmetro da roda. A letra R significa que o pneu tem construção Radial.
Ler a marcação com o DOT do pneu é algo bem simples, mas poucas pessoas sabem responder a essa questão e saber o tamanho do pneu. Além disso, é importante não confundir a medida do pneu com as informações que estão na etiqueta do pneu (Inmetro). Para ler a medida do pneu você precisa olhar para a lateral dele.
Como marcar os pontos na sobrancelha?
Pode guardar urina na geladeira para exame?
Como é a consulta online da Unimed?
Qual a diferença de mesa de sinuca para mesa de bilhar?
O que é necessário para marcar consulta no SUS?
Como entrar no perfil do Wattpad?
Como fazer a identidade online?
Como fazer uma busca no Google?
Como calcular peso para envio pelo correio?
Como pesquisar no Google sem ninguém ver?
Por que a violência no Brasil constitui sério problema de saúde pública?