Desequilíbrio ambiental é toda alteração (seja ela intencional ou não) provocada na natureza e que reflete de forma negativa para os sistemas ecológicos.
Quando um elemento (animal ou vegetal) de determinado ecossistema é adicionado, subtraído ou reduzido em quantidade, ocorre o desequilíbrio ecológico que, por sua vez, pode gerar uma reação em cadeia que repercute diretamente no funcionamento do ecossistema.
Dentre essas ações irresponsáveis, podemos destacar:
Saiba quais são os principais fatores relacionados ao desequilíbrio ecológico e como isso pode cair na sua prova do vestibular!
Nos ecossistemas existem centenas de espécies que interagem entre si, com outras espécies e com o meio onde vivem. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local. ... Com isso, insetos e outros animais presentes acabam morrendo ou fugindo para outros locais.
A poluição ambiental é qualquer atividade capaz de causar danos ao meio ambiente. É resultado do excesso de liberação de poluentes, matérias ou energia. Exemplos: O carbono gerado por diversos veículos diariamente, que em contato com o oxigênio, produz dióxido de carbono.
Como se reduziu a biodiversidade reduz-se o número de predadores e os insetos, sem tanta competição por alimento e sem predadores acabam reproduzindo-se e aumentando rapidamente em quantidade, afetando a produção agrícola pois consomem partes das plantas, alterando seu desenvolvimento.
A tontura, ou perturbação do equilíbrio corporal, é um sintoma muito comum no dia a dia das pessoas. Assim como, geralmente a tontura é associada à problemas no ouvido interno (labirinto), que, por sua vez, é afetado por algumas doenças ou pela variada quantidade de medicação ingerida.
A sensação de enjoo ou desconforto provocada pelo movimento é um tipo de desequilíbrio corporal. Essa intolerância ao movimento é chamada de cinetose, e surge frequentemente durante a locomoção passiva em veículos, como lanchas, automóveis, ônibus, trens, aviões ou naves espaciais (aerocinetose).
Um ambiente saudável colabora para a diminuição do uso de agrotóxico e animais saudáveis. Os exemplos de desequilíbrio ambiental são muitos. É preciso saber como identificá-los, pois o menor ato de jogar um simples papel de bala no chão pode ser uma grande colaboração para entender o que causa o desequilíbrio ambiental.
Como mencionado, o desequilíbrio ambiental afeta drasticamente alguns dos processos naturais do ecossistema. Muitos desses processos são necessários para a sobrevivência humana e animal na Terra, entretanto, quando alterados, representam perigo.
No entanto, os resíduos de agroquímicos permanecem no solo, na planta e podem através da chuva chegar a lagos ou rios. Assim, mais um desequilíbrio se estabelece com a contaminação por inseticidas que pode matar espécies de outros ecossistemas e contaminar o homem, comprometendo sua saúde.
O conjunto de medidas que contribuem para a melhoria das condições ambientais no mundo necessita da participação de todos os países, isso é imprescindível, apesar disso, medidas individuais podem contribuir para a melhoria do mundo em aspectos sociais e ambientais, ou seja, cada indivíduo faz a sua parte.
Quais são as características da terceira geração romântica?
O que é o que é o mesmo que Cachoeira?
Como fritar hambúrguer sem sujar?
Como fazer para o hambúrguer não desmanchar?
Como fortalecer o músculo do pescoço?
Como desligar o notebook Lenovo pelo teclado?
Como fazer ovo na frigideira de cerâmica?
Como forçar a indexação no Outlook 2016?
Como fritar ovo em panela comum?
O que fazer para fortalecer a cervical?
Como aumentar o músculo masseter?
Qual é a vitamina para unhas fracas?
Como configurar BIOS para boot pelo CD?
Como fritar um ovo Branquinho?
Como comprar um carro com financiamento em aberto?
Como resetar o iPhone 7 pelos botões?